Do doce ao amargo

Nem só de rock vive o projeto autoral Terça Independente, e a prova está na participação do músico joinvilense Milton Neto na edição de hoje, a partir das 21 horas. Acompanhado de sua banda, o rapaz leva ao palco do Bovary as singelas canções de Céu, disco lançado nos últimos suspiros de 2015, no qual sentimentos poéticos trafegam pela MPB tradicional e pelo folk com um acento regionalista aqui e acolá. Como contrapartida, a noite terá as guitarras raivosas e melódicas da Adorável Clichê, boa novidade da cena de Blumenau. O quarteto liderado pela vocalista Gabrielle Phillipi traz consigo o EP São Tantos Anos Sem Dizer (2016), um legítimo exemplar de como o rock alternativo pode ser, ao mesmo tempo, ríspido, doce, suave, intimista e esfuziante. Os ingressos custam R$ 5.

Continua depois da publicidade

Tabela polêmica

Um expediente muito comum nas casas noturnas de Joinville – e praticado desde sempre nas baladas e shows pelo País afora – foi parar no Ministério Público (MP) e virou discussão. A diferenciação de preços em eventos para homens e mulheres entrou em debate depois que um estudante do Distrito Federal entrou na Justiça para poder pagar o mesmo que as mulheres. A juíza Caroline Santos Lima acatou a ação, alegando que a prática fere o Código de Defesa do Consumidor. Ela enviou o caso para o MP, que abriu inquérito para avaliar se existe discriminação.

Horrores do passado

Continua depois da publicidade

Curioso sobre essa nova onda do cinema nacional de suspense/terror? Encontre um exemplar dele hoje à noite, na Galeria 33, em Joinville. O cineclube/galeria exibe às 20 horas, com entrada gratuita, O Diabo Mora Aqui, produção de 2016 que traz o ator catarinense Ivo Müller vivendo um antigo senhor de escravos responsável por atrocidades. Uma delas gerou uma lenda: a alma de um bebê usado em um ritual de sacrifício estaria presa no porão do casarão, o mesmo onde, várias décadas depois, quatro jovens vão passar as férias. Eles brincam de reviver velhos fantasmas, mas as coisas saem do controle.

Confira outras colunas de Rubens Herbst

Beth Ditto, ex-vocalista da banda The Gossip (e que acaba de lançar o primeiro disco solo), fala sobre empoderamento feminino e questões de gênero ao jornal O Globo

“Eu adoro o fato de que esses assuntos estão sendo mais discutidos. Entendo que os ativistas fiquem com um pouco de receio quando tais coisas caem no mainstream. O medo é de que a mensagem por trás do ativismo seja desvirtuada, fique fora de controle. Mas nós nunca poderemos ter controle sobre as coisas, isto é uma ilusão. E as revoluções só acontecem quando um número maior de pessoas se mobiliza por uma mudança.”

Bolo radiofônico

Para comemorar os 20 anos da Rádio Udesc FM, a universidade preparou uma programação especial nas três cidades onde a emissora atua. Joinville – o ponto de partida da rádio, em outubro de 1997 – receberá em 10 de agosto o espetáculo A Era do Rádio – de Cole Porter a Noel Rosa, que reúne a orquestra acadêmica, a big band e o grupo de choro da Udesc. Ainda em Joinville, uma nova edição do festival Udesctock está marcado para novembro, com bandas de rock da região tocando no Centro de Ciências Tecnológicas.

Continua depois da publicidade

Na certeza

Em janeiro, a jovem cantora joinvilense Bibi Saboia surgiu no território do pop adolescente com seu primeiro single, Vc só Sabe de Vc, carimbado pela gravadora Warner. Seis meses depois, ela ampliou (mas não muito) seu repertório com o EP Tão Certa, disponibilizado na última sexta-feira em plataformas virtuais como o Spotify. As quatro faixas cruzam eletrônica e indie rock e caem nos braços da música teen descom-plicada e passageira.