Todos os anos a Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe um tema para ser discutido no dia, e o objetivo deste ano é alertar a população e chamar a atenção público sobre a iniciação precoce de crianças e adolescentes ao uso de tabaco. Dados da OMS mostram que a epidemia global de tabaco leva ao óbito seis milhões de pessoas todos os anos, sendo que destas, 600 mil são fumantes passivos.
Continua depois da publicidade
Na Capital, há três anos é proibido fumar em recintos coletivos fechados, privados ou públicos. Agora, o coordenador da juventude da Prefeitura de Florianópolis, Guilherme Pontes, propôs um projeto de lei de iniciativa popular que pretende proibir a exposição de cigarro em vitrines, a comercialização dos produtos junto com balas, chicletes e similares e a venda de cigarros em um raio de 100 metros próximo a escolas.
Ele explica que existem diversos estudos que dizem que as crianças e adolescentes fazem ligação entre doces e o cigarro.
O lançamento junto a diversas entidades será no dia 10 de junho, e Guilherme pretende reunir 30 mil assinaturas para conseguir levar o projeto à Câmara de Vereadores.
Continua depois da publicidade