No dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser oficial a partir de 1996, mas só a partir de 2006 o Dia Nacional do Idoso também foi transferido para o dia primeiro de outubro e hoje a comemoração nacional e internacional é no mesmo dia.
Continua depois da publicidade
Você sabia que a população de idosos não para de crescer? No Brasil, são mais ou menos 15 milhões de pessoas. E o Brasil tem sim o que comemorar no Dia Internacional do Idoso. A longevidade aumentou no país, novas leis foram criadas para proteção, ampliaram-se os grupos de terceira idade, a oferta de serviços técnicos, criaram-se centenas de faculdades para terceira idade, aumentou o número de idosos buscando se alfabetizar.
Centenas de cidades em todo o país criaram o seu Conselho Municipal do Idoso, mas a maioria das cidades brasileiras ainda não estão cumprindo a lei. Os Fundos Municipais, para angariar recursos para projetos específicos para os cidadãos mais velhos, também estão sendo criados.
A crise política que vive o país está ameaçando direitos adquiridos em anos de defesa do direito dos idosos. Mais do que nunca, para garantir direitos é fundamental a mobilização dos idosos e a participação em organizações, para que a maioria dos cidadãos mais idosos do país não seja festejada apenas uma vez por ano.
Continua depois da publicidade