O número de pessoas portadoras do HIV, o vírus da aids, está aumentando em Joinville. Já são 235 exames positivos em apenas seis meses de 2015, ou seja, 1,3 caso de HIV por dia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Em todo o ano passado, foram 352 novos casos. Além do aumento em relação aos casos registrados na cidade no ano passado, o fato é preocupante porque há uma relação muito alta na proporção nacional registrada nos últimos três anos.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Em Joinville, a taxa de detecção do vírus é o dobro da média nacional. Enquanto no Brasil são confirmados 20 casos de HIV a cada 100 mil habitantes, em Joinville são 40. A pessoa que tem o vírus não necessariamente apresenta os sintomas da doença, mas pode retransmiti-lo.

Segundo a coordenadora do programa municipal de doenças sexualmente transmissíveis, Cristina Kortmann, um dos fatores que explica o aumento é a facilidade com que as pessoas têm acesso aos exames de graça nas unidades de saúde da cidade.

– Mas não é só isso que explica. O aumento do número de portadores do HIV também indica que as pessoas não estão usando as informações para se prevenir adequadamente – diz Cristina.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Outro fator preocupante é que pelo menos a metade dos novos casos é de pessoas com idade entre 15 e 30 anos, do sexo masculino. Ou seja, jovens em idade escolar e nos primeiros anos de trabalho. O aumento de casos entre idosos, que chegou a motivar campanhas há alguns anos, está estabilizado.

– É importante lembrar que é uma doença crônica, tem tratamento, o diagnóstico precoce ajuda, mas que mata – ressalta.