A tragédia em Santa Maria, ocorrida na boate Kiss, na madrugada deste domingo, que ocasionou a morte de pelo menos 245 pessoas, soma-se a diversas outras que aconteceram durante todo o século 20 e início do século 21. A mais recente, antes da deste final de semana, ocorreu na Tailândia, em agosto de 2012, quando quatro pessoas morreram e 20 ficaram feridas.
Continua depois da publicidade
Veja também
Confira imagens do local onde aconteceu a tragédia
Confira a lista de feridos em incêndio em boate em Santa Maria
Tragédia em Santa Maria cancela rodada do Gauchão
Continua depois da publicidade
Relembre outros episódios de incêndios em boates
Phuket, Tailândia – 17 de agosto de 2012
Quatro pessoas morreram e pelo menos 20 ficaram feridas em um incêndio que começou nas primeiras horas da manhã de 17 de agosto do ano passado.
Perm, Rússia – 5 de dezembro de 2009
Pelo menos 109 morreram e 134 ficaram feridas. Um show pirotécnico deu errado na boate Lame Horse, causando fuga descoordenada, com as pessoas tentando escapar entre a nuvem de fumaça.
Bangkok, Tailândia – 1º de janeiro de 2009
Ao todo, 66 pessoas morreram e 222 ficaram feridas. O incêndio que começou às 00h35min foi ocasionado por fogos de artifício que tocaram o teto do local.
Shenzhen, Guangdong, China – 21 de setembro de 2008
Pelo menos 43 morreram e 88 ficaram feridas. Pouco antes da meia-noite, um show com fogos terminou em tragédia para as mais de 300 pessoas que estavam no local.
Continua depois da publicidade
Buenos Aires, Argentina – 30 de dezembro de 2004
Ao todo, 194 pessoas morreram. A boate República Cromãnón comportava mais de três mil pessoas quando o fogo começou também devido a um show pirotécnico, que causou o incêndio ao tocar a espuma do teto.
Rhode Island, EUA – 20 de fevereiro 2003
Cem mortos e mais de 200 feridos, durante o show da banda de rock Great White, no clube The Station, na cidade de West Warwick. A pirotecnia fez com que o local pegasse fogo e causasse a tragédia.
Chicago, EUA – 17 de fevereiro de 2003
Pelo menos 21 pessoas morreram também depois de um show pirotécnico que causou o incêndio na boate E2 Nightclub Stampede, em Chicago.
Quezon City, Filipinas – 18 de março de 1996
Pelo menos 162 pessoas morreram e 95 ficaram feridas. O pior incêndio da história das Filipinas ocorreu na Ozone Disco Club, a partir da meia-noite de 18 de março de 1996.
Continua depois da publicidade
Nova York, EUA – 25 de março de 1990
A maioria das 87 vítimas fatais na boate Happy Land era descedente de hondurenhos que celebravam o Carnaval. Um refugiado cubano, que namorava uma funcionária do bar, teria provocado o incêndio por ter sido colocado para fora do local pelos seguranças. Ele foi preso e condenado por homicídio.
Saint-Laurent-du-Pont, França – 1º de novembro de 1970
O Club Cinq-Sept ocasionou a morte de 146 pessoas entre 17 e 30 anos na pequena cidade do sudoeste da França. Em torno de 180 pessoas estavam no local quando o fogo começou, por volta da 1h30min.
Southgate, Kentucky, EUA – 28 de maio de 1977
Pelo menos 165 pessoas morreram e 200 ficaram feridas no terceiro maior incêndio da história norte-americana em boates. O fogo demorou 25 minutos para ser percebido, apesar das reclamações devido a grande quantidade de fumaça no Beverly Hills Supper Club.
Boston, EUA – 28 de novembro de 1942
O fogo, que ocasionou a morte de 492 pessoas, começou pouco depois das 10h15min na boate Cocoanut Grove. Outras centenas ficaram feridas. Esta é, até hoje, a maior tragédia causada por um incêndio em uma boate, nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Natchez, Mississippi, EUA – 23 de abril de 1940
Além de centenas de feridos, 207 pessoas morreram. O incêndio começou próximo à porta de entrada da boate Rhythm Night Club, pouco depois das 23h30min de 23 de abril de 1940.
Detroit, Michigan – 20 de setembro de 1929
Oficialmente, o incêndio que matou 22 pessoas e deixou mais de 50 feridas em uma boate nunca teve uma causa real confirmada. Suspeita-se de cigarros descartados na escada, que continha materiais inflamáveis.
A tragédia
O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.
Sem conseguir sair do estabelcimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.
Continua depois da publicidade
A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos útimos 50 anos no Brasil.
Veja onde aconteceu

A boate
Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade da Região Central, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes – além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012.
Clique na imagem abaixo para ver a boate antes e depois do incêndio
A festa
Chamada de “Agromerados”, a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia. Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas “Gurizadas Fandangueira”, “Pimenta e seus Comparsas”, além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.

Continua depois da publicidade