Poemas escritos há mais de um século por um importante personagem de Santa Catarina que ajudou a revolucionar a ciência podem ser transmitidos, agora, de uma forma ainda mais criativa às crianças. Isso porque as histórias infantis que o naturalista Fritz Müller fez para as próprias filhas no passado ganharam uma versão em áudio para complementar o novo livro “Fritz Müller: Amor à Natureza em Poesia”, lançado no Estado. O acesso às narrativas deve ser feito pela internet, onde há uma plataforma que inclui também ilustrações e materiais pedagógicos sobre a obra.
Continua depois da publicidade
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
Nascido na Alemanha, Fritz Müller veio para Santa Catarina em 1852, onde viveu em Blumenau e Florianópolis. Nas cidades, ele produziu os mais de 260 artigos científicos publicados em revistas da Europa e era admirado por pesquisadores da época, como Charles Darwin. Fritz e o britânico trocaram cartas por quase duas décadas, tendo o alemão colaborado, inclusive, para a comprovação da Teoria da Seleção Natural das Espécies.
Mesmo imerso nos afazeres de cientista e professor, no entanto, ele ainda alfabetizou e educou pessoalmente sete filhas. Foi durante esta tarefa que Fritz Müller sentiu falta de livros infantis que abordassem o contexto natural onde as meninas estavam inseridas.
Naturalista catarinense que ajudou Darwin vira marionete em divertido curta-metragem
Continua depois da publicidade
Como os autores europeus só tratavam dos animais e plantas de lá, o naturalista decidiu, então, elaborar histórias — todas em linguagem poética — inspiradas em espécies da fauna e da flora brasileiras.
— Fritz proporcionou às filhas educação nos mesmos moldes que despertaram nele e nos irmãos o interesse pela pesquisa e a sensibilidade para com a natureza — comenta a historiadora Ana Maria Ludwig Moraes, organizadora da obra.
No livro, que une literatura, ciência e educação ambiental, 12 poemas foram traduzidos e adaptados para o português por Flávia Pacheco Alves de Souza, Stefano Hagen e Luiz Roberto Fontes, além de conter ilustrações originais de Christiane Mundim Lindner.
Continua depois da publicidade
Na plataforma on-line há, inclusive — além da gravação em áudio de três dos poemas do naturalista —um vídeo que aborda o processo criativo por trás da ilustração do texto feita por Christiane.
Já aos professores, o caderno “Trilhas Müllerianas”, de Elaine Castelain, que também consta no site, traz sugestões para potencializar o conhecimento proposto no livro por meio de ações pedagógicas, junto de um espaço para docentes e alunos divulgarem experiências e trabalhos na plataforma. Confira aqui.
Para quem quiser acompanhar mais de perto o projeto, na terça-feira (30) mais uma sessão de lançamento do livro ocorre na Furb, em Blumenau. O evento está marcado para as 19h, na biblioteca da universidade, e é aberto ao público.
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Melhor queijo do mundo é feito em pequena cidade de SC e criado por ex-cervejeiros