As bandas catarinenses chamaram a atenção do historiador e professor Rodrigo Mota ainda na sua adolescência, no começo dos anos 90. Anos depois, quando foi em busca do mestrado em História pela UFSC, encontrou desafios por causa do tema escolhido: rock catarinense dos anos 80, considerado inusitado para uma pesquisa acadêmica. Sua dissertação acabou virando o livro Crime Perfeitcho – Rock anos 1980, Mundo 48, que será lançado nesta sexta-feira, às 19h30, na Livrarias Catarinense do Continente Shopping.
Continua depois da publicidade
Cinebiografia dos Beach Boys puxa série de filmes sobre bandas e músicos
Coluna de música: Números sobre Adele mascaram falta do que dizer de sua música
O nome do livro faz uma referência a uma coletânea lançada em 1985, idealizada pelos músicos Daniel Lucena (que na época tentava carreira solo fora da banda Expresso), Beto Mondadori e Ricardo Pilatti, com canções de bandas locais como Decalco Mania, Alta Voltagem, Vanaheim, Olho D’água e Big Ben.
Continua depois da publicidade
— Gosto muito dessa ideia de coletividade de bandas e acho que Florianópolis é muito rica nisso, os grupos só crescem aqui quando há coletividade. Esse disco foi muito marcante, com vários músicos que estavam começando a despontar. O nome do livro também faz referência à música Crime Perfeito, que brinca com o pessoal do bairro Estreito que termina as palavras com “tcho”. Cada estrofe era cantada por um cantor diferente que fez parte da coletânea. Foi uma sacada muito boa, uma música que junta todo mundo — conta.
Quem é fã das bandas catarinenses da época como Grupo Engenho, Ratones,
Bandalheia e Tubarão vai poder relembrar essa e outras canções no CD que vem junto com o livro, com 18 músicas gravadas entre 1980 e 1990.
— Vejo que até os anos 80 a música local era mais consumida. Ainda quero estudar o que houve que a partir dessa década foi diminuindo esse consumo. Na minha pesquisa encontrei shows com bandas catarinenses lotados no Orlando Scarpelli (estádio do Figueirense). Também tinha uma ampla divulgação. Ao mesmo tempo tinha muita dificuldade para gravar, conseguir equipamento, era tudo muito caro. Mas não tinha tanta concorrência, então as pessoas absorviam mais um determinado disco — avalia.
Continua depois da publicidade
Rodrigo chegou a participar do processo seletivo do mestrado três vezes, mas não passava da entrevista final. Seu projeto de pesquisa só foi acolhido pela professora Analice Brancher, que foi sua orientadora. Passada a resistência inicial com o tema, hoje faz doutorado na mesma universidade, desta vez pesquisando sobre o rock dos anos 90.
— Trabalho agora com as bandas que participaram do movimento – ou tentativa de movimento – mané beat, que faziam músicas misturando temas regionais com globais. Botavam rock & roll e falavam das bruxas, da bernunça — explica Rodrigo.
Para o livro recém-lançado, a dissertação, defendida em 2009, teve algumas alterações para não ficar com uma linguagem tão acadêmica. Mas a ideia é que seja útil tanto para a academia – já que os trabalhos sobre rock são raros – quanto para o público em geral, para relembrar e preservar a memória das bandas.
Continua depois da publicidade
Professor de história do IFSC, Rodrigo também mantém o projeto Rock de 48 com seus alunos do ensino médio, idealizado depois dele perceber as dificuldades de encontrar arquivos de bandas catarinenses na época do mestrado.
— A gente tem um catálogo com tudo o que é banda da região do prefixo telefônico 48. As músicas ficam no arquivo em mp3. Quem precisa fazer uma pesquisa vem e escuta elas aqui. Infelizmente não pode levar por questões de direito autoral, mas a gente deixa escutar à vontade e passa todos os dados que tem. A gurizada curte bastante, é legal pra eles verem que tem música boa sendo feita aqui na cidade. Eles acabam indo conhecer. Em show eu vivo encontrando aluno — finaliza.
Confira a lista de músicas do CD que acompanha o livro:
Grupo Engenho – Nó Cego
Expresso Rural – Rock Rural
Ratones – She Doesn’t Care
Decalco Mania – Rock, Surf e Sexo oposto
Burn – Nuvens Negras
Bandalheia – Abraçado num Garrafão
Ave de Rapina – Sons, Baladas e Blues
Vanaheim – Espiral de Matança
Expresso – A Mel por Hora
Tubarão – História de Amor
Camisa de Força – Espectros Humanos
Olho D’Água – Viver e Viver
Decalco Mania – Oras Bolas
Tubarão – Vou Conquistar seu Coração
Know How – Ilusão
Alta Voltagem – Coluna Social
Bandalheia – Longe da Moto
Crime Perfeito – Crime Perfeito