Antiga morada dos índios carijós e berço fulgente da natureza, o atual município de Balneário Barra do Sul, encravado ao Norte do Estado é dono de uma história detalhadamente rica e fascinante. Há praticamente dois séculos, aportava em suas terras alguém esperançoso e determinado a construir um local digno para se viver. Decorria o ano de 1820 e, apesar dos tempos difíceis e dos grandes desafios a transpor, a família Santana, francisquense de origem, ao pisar em solo barrassulense legou-nos uma de suas maiores virtudes: a coragem e a persistência, sem as quais, diante de tantas adversidades, seria praticamente inviável seu projeto de vida.
Continua depois da publicidade
Assim, surgiu a pequena Barra do Araquari (primeira denominação do município) que apesar dum ritmo extremamente lento, foi galgando espaço na região, atraindo outros imigrantes. No início dos anos 1940, a localidade alcançou seus primeiros mil habitantes, distribuídos aleatoriamente em pequenas comunidades ao longo das trilhas. A vila mais populosa, onde hoje é o Centro da cidade, contava com aproximadamente 400 moradores na época.
No fim do século XX e no limiar do atual, o município já emancipado administrativamente, vem passando por sérias transformações físicas e sociais. Conhecida como Capital Catarinense da Construção Naval Artesanal, vem se destacando no turismo local e marítimo.
A localização privilegiada aliada às riquezas naturais e culturais e à hospitalidade do povo proporcionam um vasto horizonte que, sendo explorado com consciência, beneficiará diretamente aqueles que aqui nasceram ou que escolherem essa bela terra para viver. É muito bom morar aqui.
Palavra do prefeito
Continua depois da publicidade
– Um município jovem que busca crescer pois acredita na garra e força da comunidade – diz Ademar Henrique Borges.
Saiba mais
População: 8.430 habitantes
Localização: Norte, a 40 km de Joinville
Área: 110,4 quilômetros quadrados
Emancipação: 09/01/1992
Características: a cultura de origem açoriana, presente na gastronomia à base de frutos do mar e nos hábitos locais
Atrativos: o balneário é conhecido pelos aspectos preservados, ainda nativos – mata Atlântica, restingas, dunas, lagoa e ilhas
Curiosidade: o turismo é motivado por praias limpas e pela “lagoa”, a parte sul do Canal do Linguado, bastante convidativo a pescarias, esportes aquáicos e navegaçã
Continua depois da publicidade
Pontos turísticos: Boca da Barra, Lagoa da Maria Fernanda e Lagoa da Costeira