No ano em que completa o centenário de seu início, em meio a simpósios e exposições de arte, a Guerra do Contestado ganha um de seus mais criativos trabalhos de releitura.
Continua depois da publicidade
Com lápis, pena, nanquim e aquarela, o catarinense Eleutério Nicolau da Conceição adaptou os acontecimentos do conflito entre Santa Catarina e Paraná para a linguagem dos quadrinhos. Uma ideia simples, mas que levou cerca de três anos, intermitentes, para ser finalizada.
O livro atual é resultado de uma extensa pesquisa histórica e iconográfica sobre o Contestado, que se transformou em roteiro e, posteriormente, em esboços e ilustrações. Em 2004, o autor havia lançado uma primeira versão de A Saga do Contestado, com dois volumes e imagens em preto e branco. Este ano, o trabalho foi refeito em cores e acrescido de uma terceira seção.
Ao todo, são mais de 600 quadrinhos coloridos, impressos em papel couché e encadernados em capa dura.
Continua depois da publicidade
– Ler com imagens é muito mais fácil. Para o público juvenil, é mais interessante a leitura acompanhada de ilustrações. A ideia do livro é resgatar essa parte da história, desconhecida de muitos, em um trabalho atraente e que facilite a compreensão – explica o autor.
Nascido em Florianópolis, em 1950, Eleutério Conceição conta que, desde criança, lia clássicos das HQs como Príncipe Valente e Flash Gordon. Observador atento, passou a criar seus próprios desenhos a partir dos super heróis das revistas, sem nunca ter frequentado aulas. A carreira profissional, no entanto, tomou outro rumo: cursou Física e se tornou professor universitário. Com a aposentadoria, em 2004, decidiu retomar a produção dos quadrinhos.
Distribuição gratuita
Os três mil exemplares desta edição de A Saga do Contestado já têm destino certo: 1400 foram entregues à Secretaria de Educação de Santa Catarina, para distribuição em escolas da rede estadual; 300 ficam com a Tractebel Energia, que patrocinou a impressão do projeto; os demais devem ser doados às secretarias municipais de educação da Grande Florianópolis. Nos próximos meses, também serão distribuídos exemplares entre as principais bibliotecas da Capital, incluindo as da UFSC, Udesc, Ifsc e do Estado.
Continua depois da publicidade
Agende-se
O quê: lançamento de A Saga do Contestado
Quando: terça-feira, 4 de dezembro, às 19h
Onde: Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227)
Quanto: evento gratuito
Livro não disponível para venda