Fotografias que ajudam a contar a história e a preservar a memória cultural de Chapecó e região estão mais acessíveis a pesquisadores, estudantes e ao público em geral, através da disponibilização delas na internet.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Isto foi possível após o Museu de História e Arte de Chapecó, o Museu Antônio Selistre de Campos e o Museu da Colonização iniciarem um projeto de digitalização de suas coleções fotográficas para preservar e tornar acessível o acervo histórico.

Com mais de 15 mil fotos, cerca de um terço do acervo já foi digitalizado e está disponível ao público. O objetivo é proteger as imagens originais e facilitar o acesso a elas.

— Esse projeto é fundamental para preservar a memória coletiva de Chapecó e permitir que futuras gerações tenham acesso à nossa rica herança visual. É uma forma de conectar a história da cidade com o mundo contemporâneo — diz Sergio Paulo Ribeiro, responsável pelos museus.

Continua depois da publicidade

Veja algumas fotos históricas de Chapecó

Os técnicos em museus e coordenadores da ação, Gustavo Andre Glienke Feyh e Leonardo Dlugokenski, destacam a importância desse trabalho para o fortalecimento da pesquisa histórica e cultural na região.

— Estamos falando de um acervo que possui registros valiosos, alguns deles com mais de um século de existência, e que agora poderão ser estudados e apreciados com muito mais facilidade — explica Gustavo.

— Além de garantir a preservação dessas imagens, nosso foco é democratizar o acesso ao acervo, facilitando a vida de pesquisadores, estudantes e da comunidade em geral que deseja explorar esse material — complementa Leonardo.

Continua depois da publicidade

A hemeroteca digital dos museus pode ser acessada no site da Fundação Cultural de Chapecó, na aba Museu de História e Arte de Chapecó — MHAC/Museu Antônio Selistre de Campos.

Leia mais

Chapecó 107 anos: fotos antigas ajudam a contar um pouco da história da capital do Oeste

Fotos antigas de Chapecó mostram transformação de paisagens na capital do Oeste