A história do Pelznickel, conhecido popularmente também como Papai Noel do Mato, vai virar documentário. O curta-metragem será lançado oficialmente neste dia 18 de julho, na na Câmara de Vereadores de Guabiruba. A pequena cidade de quase 25 mil habitantes no Vale do Itajaí carrega o título de capital catarinense do personagem de origem germânica.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A obra intitulada “Os Mestres Pelznickels” custou cerca de R$ 30 mil para virar realidade, com apoio da Lei Paulo Gustavo, e será disponibilizada nas redes sociais Sociedade do Pelznickel. Fabiano Siegel, à frente da entidade, afirma que o documentário marca o pontapé para o início às tratativas do registro do Papai Noel do Mato como bem imaterial de Santa Catarina.
Mais de 40 pessoas participaram da produção filmada nos meses de abril e maio em Guabiruba. A captação e montagem é assinada pela produtora Stoa. O historiador responsável foi Alex Jhonatan Siegel e o roteiro e a apresentação ficou a cargo do artista Emiliano de Souza. Assista abaixo trailer de divulgação do documentário “Os Mestres Pelznickels”.
Continua depois da publicidade
Mas quem é o Pelznickel?
O Papai Noel do Mato é uma tradição dos imigrantes alemães. Conforme diz a lenda, ele é um ajudante de São Nicolau que, ao entardecer dos dias 6 e 24 de dezembro, sai da mata e invade as ruas da cidade. A figura folclórica vive coberta de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, tem chifres e máscaras assustadoras, carrega correntes, chicotes e instrumentos barulhentos.
O Pelznickel aparece para recompensar aqueles que foram bonzinhos ou amedrontar e cobrar obediência de quem aprontou ao longo do ano.
Leia mais
Quem é o empresário por trás do império dos arranha-céus de Balneário Camboriú
Os serviços que você nem sabia que o hospital veterinário da Furb oferece a preço de custo