A história do Rafael Bueno, adolescente estilista de Araquari, ganhou repercussão nacional após aparecer no programa Caldeirão do Huck. Aos 16 anos, ele participou no dia 25 de outubro de uma das maiores semanas de moda do mundo, a São Paulo Fashion Week (SPFW). A repercussão foi tanta que o garoto ganhou uma bolsa de estudos para cursar a faculdade do sonhos, Design de Moda.
Continua depois da publicidade
Nascido em Joinville, ele se mudou ainda pequeno para a cidade vizinha com a mãe e os cinco irmãos. O jovem sempre teve interesse no mundo da arte e da estética. Começou a costurar fazendo artesanatos, como crochê, pintura em tecido e patchwork. Depois, Rafael descobriu o mundo do corte e costura e, aos doze anos, o amor pela moda. Sem dinheiro para comprar uma máquina de costura, ele ganhou o equipamento de grupo de senhoras da igreja.
Foi com a máquina com mais de 50 anos que, pouco a pouco, o jovem começou a criar algumas peças. Os vídeos da internet que ensinam a costurar foram à inspiração do jovem. Em um deles, uma youtuber mostrava como fazer um vestido com forro, uma peça com um grau um pouco maior de dificuldade.
— Eu olhei como fazer um dos vídeos de um vestido forrado e pensei: não é difícil, se ela consegue fazer eu também posso — conta Rafael.
Continua depois da publicidade
Moda e sustentabilidade
Usando pequenos retalhos de tecidos, como de uniformes, por exemplo, Rafael criou um vestido para a irmã mais nova, Rafaela. A peça demonstra a personalidade e foco do trabalho do jovem que é o conceito de moda sustentável. Segundo o garoto, todas as peças que ele aprendeu a criar e costurar, a internet foi grande professor. Somente neste ano é que o jovem participou de aulas em um instituto de Joinville, para aperfeiçoar suas técnicas.
No quarto da casa onde mora, no bairro Itinga, os móveis dividem espaço com os cadernos da escola, manequim e a antiga máquina de costurar. A irmã mais nova de Rafael é uma das grandes incentivadoras da carreira do estilista, ela participa como modelo em algumas criações e também como fotógrafa das peças. Além disso, a mãe também teve papel fundamental na trajetória do jovem talento.
— Eu estou bem feliz porque aos poucos ele está realizando o que sempre quis. Como nós somos mais pobres, acho que ele vai ter uma condição de vida melhor. Ele se dando bem, a minha vida como mãe tá ganha — conta Lair Bueno, 56 anos
Segundo o adolescente, participar do SPFW foi a realização de um sonho e a abertura de um novo caminho. Além disso, poucas horas depois de participar do programa de Huck muitas pessoas entraram em contato para parabenizar o jovem pela história de vida e ganhou pelo menos 50 mil novos seguidores nas redes sociais. Agora, Rafael planeja terminar o Ensino Médio, atualmente cursa o 1º ano, e depois iniciar os estudos em Design de Moda, na Univille, com a bolsa de estudo que ganhou.
Continua depois da publicidade
Adolescente recebe visita de estilista famoso
A repercussão da história de Rafael começou em maio deste ano, quando ele foi descoberto pelo estilista Alexandre Herchcovitch, que se impressionou com a trajetória do garoto. O estilista ficou sabendo da história dele depois que uma amiga compartilhou nas redes sociais de Herchcovitch sobre Rafael, que começou a segui-lo.
Herchcovitch esteve em Araquari para visitar o adolescente e depois veio o convite para participar da semana de moda. A coleção apresentada no desfile, intitulada Fragmentos – poder genuíno, foi criada em 40 dias e inspirada na trajetória de vida de Rafael, desde que começou a costurar, até a realização do sonho de participar do São Paulo Fashion Week.
O adolescente conta que as peças começam com cores escuras e tecidos mais duros vai clareando e ficando mais fluída, para demonstrar a passagem do sonho se concretizando. Além disso, são utilizados retalhos para compor as peças demonstrando a maneira como ele costuma costurar normalmente por causa da baixa renda e o conceito de moda sustentável.
— Foi uma coisa totalmente fora da realidade em participar, mas eu me senti natural dentro daquele ambiente da moda. Até agora é o que eu planejo para a minha vida — explica.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Quem é o jovem estilista catarinense que apresentou coleção na São Paulo Fashion Week