A história de Santa Terezinha do Progresso começa muito antes de sua emancipação. Pessoas que desbravaram esta terra falam que, em meados de 1950, houve a chegada dos primeiros moradores no município. Os pioneiros abriram estradas chegando das cidades de Campo Erê, Maravilha e Romelândia. A maioria do povo era de origem alemã.

Continua depois da publicidade

Estes desbravadores encontraram as mais adversas complicações para se instalar e fundar o centro comunitário, que inicialmente era conhecido como Cafundó. Além de ser tudo mato e de existirem vários animais perigosos, era muito distante e muito difícil para acessar cidades de porte maior, onde poderiam encontrar mantimentos para a família.

Hoje, a economia do município é baseada na agricultura familiar. Atualmente são cerca de 537 famílias agricultoras que tiram sua subsistência da terra – dados levantados em 2011 pelos agentes comunitários de saúde. Estes agricultores trabalham em regime unifamiliar e são peças importantes que promovem o desenvolvimento do município. Para manter estas famílias no campo, o poder público municipal incentiva com diversos programas na saúde, educação, cultura e desporto. Tudo para o progresso da cidade.

Frase do prefeito

Continua depois da publicidade

– É uma cidade próspera e acolhedora, muito boa para viver – Jacob Junges.

Saiba mais

População: 2.818 habitantes

Localização: Oeste, 101 km de Chapecó

Área: 119 quilômetros quadrados

Emancipação: 19/07/1995

Características: economia da cidade é agrícola

Atrativos: turismo rural, ecológico e festas típicas

Particularidades: cidade é visitada para a prática de voos de paraglider

Curiosidades: tem um dos picos mais altos de Santa Catarina