Jacinto Machado: povo ordeiro, humilde, trabalhador, religioso e voluntário. Eu poderia continuar buscando uma definição para nossa gente. Porém, coragem acredito ser a melhor descrição destes imigrantes que desbravam estas terras.

Continua depois da publicidade

Com a maioria formada por descendentes europeus, que procuravam um lugar para trabalhar acostumados a enfrentar e sair das crises de cabeça erguida. Fundaram e construíram as igrejas, os salões comunitários, o hospital, as primeiras escolas e a Apae. Eram a necessidade, a organização e o espírito comunitário sendo desenvolvidos.

O município tem na agricultura e no agronegócio o maior rendimento econômico. Porém possui um espaço turístico enorme para explorar. Temos o Cânion Fortaleza, a Pedra do Segredo, as muitas cachoeiras e toda uma encosta da Serra Geral para mostrar, além de comidas típicas, artesanatos, povo acolhedor e muitos outros atributos.

Precisamos de mais infraestrutura e de marketing para atrair o turista que gosta de uma natureza exuberante. Por ser o município de grande extensão territorial, necessita de muita atenção para o interior. As pessoas que moram nestes lugares merecem o mesmo tratamento, as mesmas facilidades que hoje temos – seja no transporte, na comunicação, na saúde e na educação. Tenho orgulho de fazer parte dessa gente que trabalha e se desenvolve por uma cidade melhor a cada dia.

Fala do prefeito

Continua depois da publicidade

– Cidade está crescendo e hoje atingimos o maior crescimento da região – Antônio João de Fáveri

Saiba mais

População: 10.562 habitantes

Localização: Sul, a 69 km de Criciúma

Área: 428,77 quilômetros quadrados

Emancipação: 21/06/1958

Características: economia voltada à agricultura e ao turismo

Atrativos: turismo ecológico

Curiosidades: nome é homenagem ao brigadeiro Jacinto Machado Bittencourt, catarinense que defendeu o Brasil na Guerra do Paraguai

Pontos turísticos: Caminho dos Cânions, Parque Nacional da Serra Geral, CTG Recanto da Gávea, Museu Histórico