O documentário La Bella Polenta homenageia os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina. A polenta e o vinho são símbolos dessa tradição presentes na obra, que foi gravada em cenários de Nova Veneza e Urussanga, no Sul do Estado.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A obra resgata o tradicional “tombo da polenta” e a união dos descendentes italianos em SC. A narrativa também evidencia o premiado vinho Goethe de Urussanga.

— A polenta é um símbolo de força e de resistência dos imigrantes italianos. Por isso a gente escolheu o tombo da polenta, que é um patrimônio do nosso estado — ressalta Saulo Pithan, diretor do curta-metragem.

O curta-metragem de 30 minutos estreou de forma oficial nesta quarta-feira (18), no Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza. O evento contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura do município.

Continua depois da publicidade

O filme foi produzido pela Performance Comunicação de Araranguá e viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo de Santa Catarina.

Assista ao trailer do documentário

Leia mais

150 anos da imigração italiana: SC é um dos estados com mais descendentes

Catarinense retrata história da imigração e destaca a cultura italiana em quadrinhos