História, povo e futebol: foi com uma emocionante cerimônia de abertura em homenagem a todo o Brasil que o país deu as boas-vindas à Copa do Mundo.

Continua depois da publicidade

A abertura, sem grandes inovações cenográficas, contou com três atos: um primeiro homenageava a flora, a fauna e os grandes rios brasileiros, além da história do país, com índios e bandeirantes. No centro, uma grande bola mutava fundos representando o que acontecia no campo.

Confira a tabela da Copa do Mundo

Veja todas as últimas notícias sobre a Copa do Mundo no Brasil

Continua depois da publicidade

Num segundo ato, dançarinos de ritmos típicos como xaxado, frevo e o baile gaúcho foram trazidos ao palco para celebrar a cultura das regiões do Brasil. Todos os dançarinos, depois, dançaram juntos uma mistura de todos os ritmos para mostrar a união das regiões, mesmo com dimensões continentais.

Veja fotos:

Depois, foi a hora de exaltar o futebol. Dezenas de crianças fardadas com as bandeiras das nações participantes do mundial e com fantasias fazendo alusão à bola do esporte dançaram e fizeram acrobacias no campo.

Ao final, a bola ao centro se abriu como uma grande flor: de lá, saíram Jennifer Lopez, Claudia Leitte e Pitbull para cantar a música tema deste Mundial. J. Lo empolgou o estádio mostrando um samba no pé quase inacreditável.

Continua depois da publicidade

Músicos e bailarinos saíram emocionados do campo – deixando nas arquibancadas uma plateia em catarse.

Seja bem-vinda, Copa do Mundo.

*Zero Hora