Dentre tantas histórias sobre bruxas as que mais os açorianos ouviam falar era sobre crianças embruxadas. Elas adoeciam sem qualquer motivo e eram desenganadas pelos médicos. O poder da cura, somente as mais fortes benzedeiras sabiam, mulheres que aliás, já foram confundidas com bruxas, mas que na verdade, são como um antídoto contra elas, representam o bem.
Continua depois da publicidade
Encantado pela ilha desde criança, o artista plástico Jone Cezar de Araújo é outro apaixonado pelas histórias de Franklin Cascaes. Seus quadros são inspirados nestas fábulas e depois de muitos anos de estudo, quase por acaso, descobriu que uma das histórias que lia, aconteceu em sua família.
– Somos em oito irmãos e chamávamos nossa irmã mais velha de embruxada, na época não sabia porque. Um dia, quando ela já tinha 56 anos e eu 48 perguntei se ela sabia o motivo pelo qual chamávamos ela assim e foi aí que minha mãe confirmou a história. Ela realmente foi embruxada, nisso eu acredito, é uma história que mexe com a família e que ninguém ia inventar um coisa tão séria – afirma.
Conheça a história
Continua depois da publicidade
Minha irmã nasceu em casa com quase seis quilos. Era um bebê muito lindo e saudável. Mas antes mesmo dela completar um ano passou a ficar doente. Chorava muito e amanhecia com machas roxas atrás da orelha e embaixo do braço, passou a emagrecer e sua pele cair. Meus pais a levaram no médico, mas ele mesmo disse que não poderia fazer nada por ela, que só uma benzedeira poderia ajudar.
Isso aconteceu em Rio Grande e lá mesmo falaram para minha mãe que ela precisava se mudar, sair dali. Ela contou que minha irmã passou a dormir com eles e que no meio da noite estava atravessada na cama ou embaixo dela, chorando e minha mãe ouvia gargalhadas de mulheres.
Depois disso, saiu da cidade e veio para Santa Catarina. Aqui no Estado encontrou uma benzedeira. Lá ela ferveu a roupa de batismo da minha irmã, encheu de alfinetes e dava socos na roupa. A benzedeira falou que a mulher que teria embruxado a criança bateria na porta pedindo água e foi isso que aconteceu. A bruxa precisou aparecer e quando isso acontece ela perde os poderes. Depois disso, minha irmã melhorou e nunca mais sentiu nada.
Continua depois da publicidade