A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, desembarcou por volta da 1h desta madrugada em Brasília. Nesta segunda-feira e na terça-feira, Hillary cumpre agenda oficial em Brasília.

Continua depois da publicidade

Na manhã desta segunda, ela participará da 3ª Reunião do Diálogo de Parceria Global. Antes, ela conversa com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, sobre políticas bilaterais e multilaterais, como a paz no Oriente Médio.

Nesta terça, Hillary deve participar com a presidente Dilma Rousseff da 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto. A parceria foi lançada há oito meses por Dilma e pelo presidente norte-americano, Barack Obama, e é um acordo feito pelos governos para implementar medidas de prevenção à corrupção, promoção da transparência de dados públicos e utilização de ações que dão mais poder aos cidadãos e às populações em geral.

Hillary terá também reuniões com empresários. Ela veio para Brasília depois de participar da 6ª Cúpula das Américas, na Colômbia, que terminou sem consenso entre os líderes sobre a participação de Cuba.

Continua depois da publicidade

A principal ideia da visita é rever uma série de acordos firmados entre os dois países e as decisões definidas no começo desta semana durante a visita de Dilma a Washington e Boston.

A presidenta esteve com Obama no último dia 9 e, no dia 10, visitou as universidades de Harvard e Massachusetts, em Boston. Predominaram nos encontros as discussões sobre os impactos da crise econômica internacional, a inclusão social, ciência e tecnologia.

Do Brasil, Hillary segue para a Bélgica. Em Bruxelas, a secretária de Estado norte-americana se reunirá com o comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que é formado por 28 países e conta com o apoio de 22 nações, consideradas parceiras. A Otan foi responsável pelo confronto armado na Líbia. O Brasil foi contrário à intervenção externa militar na região.

Continua depois da publicidade

Antes da viagem, festa na Colômbia:

Antes de vir para o Brasil, Hillary Clinton, foi flagrada em um momento de descontração neste domingo em um bar em Cartagena, na Colômbia. A imagem da secretária dançando foi registrada no Café Havana. Conforme testemunhas, Hillary bebeu cerveja e foi embora por volta da meia noite.