A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, que chegou ontem ao Brasil após participar da Cúpula das Américas em Cartagena, na Colômbia, demonstrou apoio ao principal anseio diplomático brasileiro atualmente: ascender ao Conselho de Segurança da ONU.
Continua depois da publicidade
Questionada sobre a demanda, Hillary disse:
– Acredito que será muito difícil imaginar um futuro conselho de segurança da ONU que não fosse incluir um país como o Brasil.
Em 2010, Obama declarou apoio ao pleito da Índia por um assento no Conselho de Segurança da ONU justamente durante visita ao país asiático. Ontem, a chefe da diplomacia norte-americana elogiou a democracia brasileira, mencionou o cambaleante processo de reforma das Nações Unidas, mas não ofereceu tanto quanto Obama levou aos indianos.
– Os Estados Unidos admiram absolutamente a crescente liderança do Brasil e sua aspiração a se juntar ao conselho de segurança das Nações Unidas como um membro permanente – disse.
Continua depois da publicidade
Mais cedo, com um discurso que passou por vários assuntos, mas de forma superficial, Hillary Clinton, destacou que o aprofundamento da relação entre Brasil e Estados Unidos implica no crescimento da parceria dos dois países e também na eliminação de problemas.