A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, anunciou oficialmente na manhã desta segunda-feira a criação de dois novos consulados americanos no Brasil, um em Porto Alegre (RS) e outro em Belo Horizonte (MG). Como previsto desde a semana passada, a confirmação da reabertura na capital gaúcha veio durante a abertura do seminário “Brasil-EUA: Parceria para o Século XXI”, em Washington.

Continua depois da publicidade

– Com esta ação, queremos expandir nossas relações, facilitando os vistos de brasileiros aos Estados Unidos. Sabemos, porém, que nosso crescimento não vai ser medido pelo fluxo de turistas entre os dois países, e estamos trabalhando neste sentido.

Hillary mencionou o fortalecimento de parcerias entre os dois países durante o período de governo de Dilma e Obama, referindo-se aos compromissos firmados entre os dois países como uma parceria para desenvolver “as maiores democracias de cada hemisfério”.

– Queremos trabalhar juntos ao Brasil para, além de desenvolver nossa própria competitividade, criar oportunidades econômicas em um contexto onde todos tenham a mesma chance de competir.

Continua depois da publicidade

A Secretária de Estado dos EUA referiu-se ao Brasil como uma inspiração por seu desenvolvimento econômico, com a crescente classe média e variação de produção, ao produzir “desde commodities até tecnologia aeroespacial”.

Durante a tarde desta segunda-feira, serão assinados 14 acordos referentes ao programa Ciência Sem Fronteiras e sete atos de cooperação entre os países, sendo três econômicos e quatro institucionais.

A embaixada brasileira nos EUA não revelou mais detalhes sobre a data de início de funcionamento do novo consulado em Porto Alegre nem o número de vistos que devem ser fornecidos após a abertura das duas novas unidades no país.

Continua depois da publicidade

Hoje, o brasileiro que deseja visitar os Estados Unidos precisa fazer o visto em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife. Em muitos casos, conforme o horário agendado no consulado, ainda é preciso viajar na véspera e gastar uma diária de hotel para não correr o risco de perder o compromisso.