Hilda Anna Krisch nasceu no dia 6 de março de 1900 e foi pioneira da enfermagem catarinense. Reconhecida não apenas pela sabedoria, mas também por personificar a vocação da profissão enfermagem.
Continua depois da publicidade
De descendência austríaca, teve com o pai, nascido no Brasil, e a mãe, na Áustria, noções básicas de medicina, já que, com a ausência de médicos na área rural, seu pai acabou desenvolvendo algumas técnicas para ajudar a população. Naquele tempo, era muito comum as famílias enviarem suas famílias para atuarem voluntariamente em hospitais.
Aluna na antiga escola alemã e também no Conselheiro Mafra, chegou a atuar no Hospital Dona Helena e, depois de uma experiência em um hospital em Blumenau, foi estudar biologia em São Paulo. Lá, a vocação por enfermagem falou mais alto, e começou a estudar no Hospital Samaritano. Sempre destacada, Hilda recebeu uma bolsa para estudar nos EUA.
A joinvilense foi, de 1938 a 1941, a presidente da Associação Brasileira de Enfermeiras Diplomadas (ABED), naquela época, chamada de ANEDB. Outra realização de Hilda foi a participação na organização do Hospital das Clínicas de São Paulo e também atuação na unidade.
Uma das primeiras enfermeiras catarinenses a se filiar na Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), ela voltou a Joinville nos anos 50. Antes disso, havia passado por cinco anos de estudos nos Estados Unidos. Em 1955, doente, acabou por se aposentar. Solteira, faleceu em 24 de junho de 1995.
Continua depois da publicidade