Veículos de transporte de tropas entregues pelos Estados Unidos ao Exército libanês na Síria estão sendo utilizados pelo movimento xiita Hezbollah, afirmou nesta quarta-feira uma fonte militar israelense.
Continua depois da publicidade
Israel “reconheceu veículos APC (Armoured Personnel Carrier) como os que foram entregues pelos Estados Unidos ao Líbano” em poder do Hezbollah, declarou a fonte militar, que pediu para não ser identificada.
O Estado hebreu comunicou estas informações aos Estados Unidos “há algumas semanas”, disse o militar, sem precisar o número de veículos.
Em 2006, uma guerra entre Israel e o Hezbollah libanês deixou mais de 1.200 mortos no Líbano, a maioria civis, assim como 160 israelenses, a maior parte soldados.
A partir de 2013, o Hezbollah enviou milhares de combatentes à Síria para ajudar o regime de Bashar al-Assad.
Continua depois da publicidade
O movimento perdeu 1.387 combatentes desde o início da intervenção, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Os veículos foram provavelmente entregues pelo Exército libanês ao Hezbollah com base em um “acordo”, segundo a fonte militar israelense.
Em 2014, o Líbano foi o quinto maior receptor de ajuda militar americana, segundo a embaixada dos Estados Unidos em Beirute.
O Hezbollah, classificado na lista americana de organizações “terroristas”, é considerado inimigo por Israel.
Continua depois da publicidade
jjm/mjs/lr