Longe do glamour e dos salários milionários que envolvem o futebol atual, um grupo de jogadores conseguiu a façanha de ser campeão catarinense por dois anos seguidos. Eles fizeram parte do Hercílio Luz, que completa 100 anos de existência neste sábado. Parte deles tinha outros afazeres além do esporte. Fazer concentração antes das partidas era algo raro. O futebol era simples, lotava os pequenos estádios e era garantia de lazer para as famílias.

Continua depois da publicidade

Ao completar a maioridade, Sebastião César Medeiros, o Téda, hoje com 77 anos, deu os primeiros passos no Aníbal Costa. Ponta direita, chegou ao juvenil e depois de seis meses foi para o time principal. Ele viu de perto figuras como o goleiro Bateria, Rato, Pinto e Ernani, bicampeões estaduais em 1957 e 1958, e lembra com carinho.

– Não era como hoje que tem aquela coisa de ídolo, era normal. A gente treinava com eles, sentava ali no gramado. Como a gente diz, o jogador quase não tinha valor, essa coisa de muito dinheiro. Era simples – conta.

Pela ponta esquerda, um contemporâneo chamou a atenção do técnico Foguinho e chegou a ser reserva do time que disputou a Taça Brasil em 1959. Como dividia o tempo entre o trabalho e o futebol, não viajou com o time, mas nas fotografias da década de 1960 o rosto dele se destaca entre os titulares. Elemar Silvério Ribeiro, de 76 anos, também foi presidente do Hercílio.

– Um dia a gente estava no vestiário e o Foguinho foi distribuir as camisas, entregou a número 4 para mim. Eu questionei e ele disse que era para fazer a mesma coisa, mas lá atrás, e passei a lateral do dia para a noite – diverte-se.

Continua depois da publicidade

Entre as fotos antigas também está Aldo Aleixo, de 76 anos. Ele tentou a carreira como ponta direita, mas não engrenou e acabou assumiu outras funções. É ele quem carrega, orgulhoso, a maletinha de massagista em vários registros de década de 1960.

– Era muito difícil aquela época, então eu não importava se faltava vaga, queria estar envolvido. – comenta Aleixo, que faz serviços gerais no estádio até hoje.