Declan Rice, 26 anos, volante do Arsenal. Contratação mais cara na história do clube, o inglês foi o herói na vitória de 3 a 0 sobre o Real Madrid, na noite desta terça-feira (9) pela Champions League, ao marcar dois golaços de falta.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

O detalhe é que Rice nunca tinha feito um gol sequer de falta na carreira. Ele próprio admitiu que levará “alguns anos” pra entender a noite mágica que teve – sua maior apresentação como jogador de futebol na vida.   

– Estou no céu, daqui a alguns anos vou entender o que aconteceu – afirmou Rice, em entrevista na saída de campo, ainda em êxtase, para a “TNT Sports”.

Continua depois da publicidade

O primeiro gol foi aos 12 minutos do segundo tempo. Rice fez uma batida forte por fora da carreira e a bola fez uma curva surreal que surpreendeu o goleiro belga Courtois. 

-–Tentei muitas vezes (o gol de falta), saía por pouco. Hoje quando vi a barreira e o posicionamento do goleiro, eu pensei “Vai dar certo” – conta. 

Aos 24, Rice aprontou de novo. O volante bateu mais forte ainda e a bola foi no ângulo esquerdo do goleiro do Real Madrid. Algo memorável.

Continua depois da publicidade

A empolgação do clube foi tamanha que anunciou desconto nas vendas da camisa 41 e sem custos para colocar o nome Rice às costas. De 80 libras, o artigo passou para 48 libras (R$ 364).

Nascido em Kingston, região de Londres, Rice foi formado nas categorias de base do Chelsea. Mas iniciou a carreira como profissional em 2015 pelo West Ham, clube em que disputou 245 jogos e fez 15 gols. 

Rice teve a contratação anunciada pelo Arsenal em julho de 2023 por 105 milhões de libras (R$ 660 milhões na cotação da época). Trata-se de longe como o reforço mais caro da história do clube. 

Nesta temporada, Rice disputou 43 jogos – sendo 39 como titular–, marcou sete gols e fez oito assistências.Ele foi campeão da Supercopa da Inglaterra pelos Gunners em 2023. 

Continua depois da publicidade

Como tem dupla cidadania, o jogador já defendeu tanto a seleção da Irlanda, quanto da Inglaterra. A Fifa aceitou a mudança para a seleção inglesa em 2019, o que causou revolta de torcedores do país vizinho. 

Rice chegou a dizer que foi ameaçado de morte por irlandeses nas redes sociais. Ele foi o primeiro a atuar pelos dois países desde Jack Reynolds na década de 1890.

– Ameaçaram a mim e a minha família. Foi difícil, existiram alguns abusos. Alguns disseram que viriam à minha casa – contou entrevista à ITV News.

A verdade é que Rice mudou de patamar. Afinal, dois gols de falta contra o Real Madrid, atual campeão da Champions League, diante de um goleiro como Courtois não é pra qualquer um. 

Continua depois da publicidade

Mas claro, Arsenal e Real voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira no Santiago Bernabéu pela volta das quartas de final. O time inglês pode perder por até dois gols de diferença que estará classificado para as semifinais. 

Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Portugal