O conselheiro Herneus de Nadal tomou posse como presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) nesta segunda-feira (13). Em seu discurso, ele destacou a importância dos cidadãos na fiscalização do governo e prometeu dar continuidade às medidas adotadas na gestão anterior.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O conselheiro Herneus abordou a importância da participação dos cidadãos na tarefa de fiscalização. — É legítimo e saudável que a sociedade questione o uso dos recursos públicos, através do controle social. E esse comportamento se faz necessário para o fortalecimento da gestão, voltada para o cidadão — afirmou o novo presidente do TCE/SC.
— Aprendi, nos tempos de exceção, os ensinamentos de Ulysses, Tancredo, Pedro Ivo Campos e Luiz Henrique da Silveira: que a liberdade e a democracia são um patrimônio inalienável do povo brasileiro — acrescentou.
O conselheiro Herneus talbém enalteceu o trabalho desenvolvido pelo ex-presidente Adircélio, período em que exerceu a Vice-Presidência:
Continua depois da publicidade
— Pela maestria com que conduziu a Presidência e o profissionalismo que demonstrava diariamente, promoveu avanços fundamentais para colocar o Tribunal de Santa Catarina em posição de vanguarda.
Ele destacou que a sua gestão dará continuidade às medidas inovadoras adotadas, especialmente, nos últimos quatro anos, e que deverão ser aprimorados os mecanismos de governança pública para a melhoria do aparato estatal como um todo.
Além da posse do presidente, durante a sessão realizada na sede da Instituição, em Florianópolis, os conselheiros José Nei Ascari e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior foram empossados nos cargos de vice-presidente e de corregedor-geral, respectivamente, e os conselheiros Luiz Roberto Herbst e César Filomeno Fontes foram reconduzidos às vagas da Comissão de Ética.