O niteroiense Guilherme Herdy foi o grande destaque nas esquerdas de 2,5 metros de altura do domingo, dia 29, em Cloudbreak, na Ilha de Tavarua, em mais uma etapa do World Championship Tour (WCT) – circuito mundial de surfe.

Continua depois da publicidade

O brasileiro despachou o australiano Mark Occhilupo, ex-campeão mundial, com dois tubos nas duas primeiras ondas que pegou na quarta bateria da repescagem do Globe WCT Fiji.

Recebeu nota 8,33 no primeiro e 9,00 no segundo para registrar 17,33 pontos, marca que só não superou os 18,63 pontos do hexacampeão mundial Kelly Slater na sexta e os dois agora vão se enfrentar na terceira fase.

Quem chegou mais perto de Herdy no domingo foi o paranaense Peterson Rosa, que somou 17 pontos na vitória sobre o cabo-friense Victor Ribas no confronto brasileiro da repescagem.

O Brasil ainda sofreu mais quatro baixas – com o pernambucano Bernardo Pigmeu, o paulistano Renan Rocha, o carioca Raoni Monteiro e o potiguar Marcelo Nunes -, mas outros quatro seguem disputando classificação para as oitavas-de-final: além de Peterson e Herdy, o catarinense Neco Padaratz e o pernambucano Paulo Moura já tinham garantido suas vagas ao estrearem com vitórias em Fiji.

Continua depois da publicidade