As condições do mar melhoraram e os brasileiros foram o destaque nesta quinta, dia 17, no Hang Loose Pro Contest, evento World Qualifying Series (WQS) em Fernando de Noronha (PE).
Continua depois da publicidade
Aproveitando muito bem os tubos na Cacimba do Padre, o niteroiense Guilherme Herdy ampliou o recorde de maior pontuação para 17,60 pontos de 20 possíveis e o paulista Adriano Mineirinho de Souza recebeu a maior nota (9,93) nos minutos finais da oitava bateria em um tubo espetacular.
– Não entendi porque não saiu o 10. Nunca tinha surfado um tubo desse aqui em Noronha e espero que consiga achar pelo menos um desses nas outras baterias que vêm por aí – brincou Mineirinho, que volta ao Brasil após três meses fora.
Já Herdy, que foi campeão da primeira edição do Hang Loose em Noronha em 2000, é o único dos semifinalistas do ano passado que ainda segue na competição. Nesta quinta, o sul-africano e defensor do título Warwick Wright foi eliminado nos últimos segundos pelo norte-americano Gabe Kling, na bateria vencida pelo cearense Márcio Farney.
– Não acredito que perdi. Peguei bons tubos ali no canto, mas pena que os juizes não gostaram tanto e as notas achei um pouco baixas. Queria muito me dar bem aqui de novo, mas fazer o quê? Só me resta agora torcer para que meus amigos da África do Sul vençam o campeonato – falou Wright.
Continua depois da publicidade
O vice-campeão em 2004, Marcelo Nunes (RN), e o terceiro colocado, Daniel Hardman (RJ), também foram eliminados. Nunes foi derrotado pelo cearense André Silva e pelo australiano Shaun Cansdell, enquanto Hardman parou na primeira fase nesta quarta.
A segunda fase será encerrada na manhã desta sexta, com o bicampeão mundial do WQS, Neco Padaratz (SC), escalado para estrear na última bateria junto com o atual campeão brasileiro Renato Galvão (SP).
As disputas devem continuar no sábado e as fases decisivas em confrontos homem-a-homem estão previstas apenas para o domingo, quando termina o prazo da 20ª edição do evento.
.