O niteroiense Guilherme Herdy foi o único brasileiro que conquistou vitória no segundo dia do Quiksilver Pro Fiji, válido pela quarta etapa do World Championship Tour (WCT) 2003 – a divisão de elite do circuito mundial da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP). Ele superou o cabeça-de-chave Shea Lopez (EUA) e o também brasileiro Victor Ribas (RJ) nesta segunda, dia 26, nas boas ondas de 1m50cm de altura em Cloudbreak, na Ilha de Tavarua, Fiji.

Continua depois da publicidade

Com a vitória, Herdy avançou à terceira fase da competição, para a qual já haviam se classificado Peterson Rosa (PR) e Paulo Moura (PE). Outros seis brasileiros terão que encarar uma rodada extra na repescagem, entre os quais Neco Padaratz (SC) e Victor Ribas, escalados para a décima bateria.

O dia começou quente dentro dágua, com o havaiano Andy Irons, atual campeão mundial, quebrando o recorde do australiano Luke Egan na vitória que mandou Danilo Costa (RN) para a repescagem. Irons marcou 17,60 pontos para derrotar Pat O-Connell (EUA) e Tom Carroll (AUS) na primeira bateria do dia.

Mas essa marca ainda foi batida três vezes, com uma nota 9,63 e um total de 18,13 pontos de 20 possíveis, pondo o australiano Trent Munro no topo das duas listas de recordes do Quiksilver Pro Fiji. Herdy, que já foi finalista em Fiji, fez a melhor apresentação verde-amarela em Cloudbreak ao totalizar 16,50 pontos na vitória sobre Victor Ribas e Shea Lopez.

O Brasil continuou na água nas duas disputas seguintes, mas o paraibano Fábio Gouveia ficou em último na bateria vencida pelo australiano Richard Lovett, enquanto o catarinense Flávio Padaratz terminou em segundo lugar na outra, vencida pelo americano Damien Hobgood.

Continua depois da publicidade

O irmão gêmeo do campeão mundial de 2001 C. J. Hobgood ampliou o recorde do campeonato para 17,97 pontos, mas duas baterias depois veio a brilhante apresentação do jovem Trent Munro, que com notas 9,63 e 8,5 registrou a imbatível marca de 18,13 pontos no confronto australiano contra Daniel Wills e Darren O-Rafferty.

Em seguida, dois brasileiros fecharam a primeira fase classificatória. Ambos perderam para o australiano Michael Campbell, que somou 16,17 pontos contra iguais 12,17 pontos do catarinense Neco Padaratz e do baiano Armando Daltro.

A repescagem também foi iniciada nesta segunda, e os australianos ganharam os três primeiros confrontos contra os convidados. Joel Parkinson despachou o bicampeão mundial Tom Carroll na primeira, Taj Burrow superou Frederick Patacchia na segunda e na terceira Mick Fanning eliminou o sul-africano Travis Logie.

A grande surpresa foi a derrota por 1 ponto de Mark Occhilupo para Beau Emerton na quarta bateria. Já Dean Morrison, que assim como Occy deu WO na primeira fase, estreou com vitória sobre Tim Curran (EUA) no último desafio do dia.

Continua depois da publicidade