Principal promessa do surfe brasileiro, o catarinense Mateus Herdy terá uma sensação diferente nesta semana. De terça-feira a domingo, ele compete pela primeira vez em Fernando de Noronha pela etapa de abertura da Oi Hang Loose Pro Contest, que terá status QS 6000 do circuito Qualifying Series da World Surf League (WSL).
Continua depois da publicidade
No cenário paradisíaco e conhecido pela qualidade das ondas tubulares, o jovem de 17 anos estará ao lado de outros 136 surfistas na praia da Cacimba do Padre em busca do prêmio de 130 mil dólares e de uma boa colocação para ficar mais perto da elite do surfe. Isso porque, o evento vai distribuir 6 mil pontos para o ranking.
– Acho que esse é um campeonato que todos os surfistas querem ganhar, porque é um evento muito tradicional, em um lugar que, pra mim, é um dos mais bonitos do mundo, com altas ondas tubulares e com uma vibe incrível. Não é à toa que vieram vários surfistas da elite, e esse é um título muito importante e desafiador, seria um sonho realizado ganhar esse campeonato – afirma o surfista.
Campeão mundial júnior no ano passado, Herdy vai competir ao lado de ícones da modalidade, como Gabriel Medina e Pedro Scooby. Por isso, o catarinense chegou antes a Fernando de Noronha para um período de adaptação e está animado com o que pode apresentar na competição.
– Surfei alguns dias e ainda não peguei o mar em seu melhor jeito, mas deu para ver que tem muito potencial de onda boa e espero que elas apareçam na competição. Na verdade, sei que vai ser um bom evento só pelo fato de ter muita onda. Assisti bastante vídeo dos melhores do mundo competindo em ondas grandes e com tubo, porque acredito que é possível aprender muitas estratégias – completou.
Continua depois da publicidade
Os 136 surfistas foram divididos em duas rodadas de 24 baterias. As principais estrelas, como o bicampeão mundial Gabriel Medina, formam a lista dos 48 cabeças de chave que só entram na segunda fase.