O presidente da Infraero, Antonio Gustavo Matos do Vale, visitou, na tarde de terça-feira, as obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz. Ele afirma que o prédio estará em condições de uso em maio de 2014. Veja, a seguir, os principais trechos da entrevista exclusiva:
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Diário Catarinense – Quando o novo terminal do aeroporto de Florianópolis entrará em funcionamento?
Gustavo do Vale – Em maio de 2014 estará pronta a obra de infraestrutura, pátios, saídas rápidas. A obra do novo terminal completo, com toda a infraestrutura, está prevista para novembro de 2014. Mas a parte operacional, que afeta os passageiros, estará pronta entre maio e junho. Poderá e vai entrar em funcionamento. Evidentemente que, até terminar tudo, os dois terminais funcionarão conjuntamente.
DC – Como será a operação simultânea dos dois terminais?
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Vale – Só vamos desativar o atual quando o outro estiver completamente pronto. E isso inclui as vias de acesso. Depois de aberto o novo, o terminal atual não estará em funcionamento, mas receberá aeronaves menores. Nesse período (de funcionamento simultâneo), vamos montar toda a infraestrutura de modo as coisas ficarem o mais fácil para o passageiro, inclusive com ônibus para transporte, se necessário. Estamos trabalhando nosso cronograma para que o novo terminal esteja em funcionamento na data. Faremos tudo o que for necessário, inclusive a construção de uma via para ligação entre os dois terminais, que já está prevista.
DC – Por quanto tempo o novo terminal do aeroporto conseguirá absorver o movimento de passageiros?
Vale – O terminal terá capacidade para absorver a demanda entre os próximos oito e 10 anos. A expectativa é que a demanda dobre nesse período. Por volta de 2017, 2018, teremos que pensar seriamente na expansão do terminal.
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DC – Não é pouco para pensar em um novo aeroporto?
Vale – Oito anos é pouco tempo, sim. Para construir um aeroporto novo, tem que começar estudos para que ele possa ficar pronto em nove, 10 anos. É o caso de Porto Alegre, que está quase esgotado. Neste caso, nós pensamos em um novo aeroporto que seja inaugurado em 2020, 2022.
DC – E o que a Infraero projeta para os outros aeroportos de SC?
Vale – No caso de Navegantes, precisamos remodernizar o aeroporto, que está muito aquém da nossa necessidade. Temos um projeto de aumento da pista e reforma do terminal. Em Joinville, estamos estudando a possibilidade de instalação de um ILS, um equipamento mais seguro para pousos e decolagens. Lages e Jaguaruna estão no projeto de aviação regional. Temos conversado com a Secretaria de Aviação Civil e a Prefeitura sobre o aeroporto de Chapecó. A conversa é para que a Infraero possa assumir o terminal.
DC – Em que fase estão as negociações para que isto aconteça?
Vale – Imagino que daqui a dois ou três meses, quando tivermos consolidado o processo de criação da Infraero Serviços, poderemos então conversar mais diretamente sobre isso. Os investimentos em Chapecó estão dentro do pacote para a aviação regional (anunciado pela presidente Dilma, em dezembro), então não faltarão recursos para que ele seja completamente modernizado, porque ele tem algumas falhas estruturais. Ainda não posso dizer que é certo, mas as conversas estão indo bem. Sobre Jaguaruna, ainda não conversamos com ninguém.
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