Com nota 3.58, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz teve a pior nota entre os 20 principais aeroportos do país no primeiro trimestre de 2018 da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Continua depois da publicidade

Apesar disso, o terminal de Florianópolis melhorou em relação ao trimestre anterior e obteve, em 17 dos 38 indicadores, notas acima de 4.00, numa escala de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom).

– A gente não está feliz, mas tivemos uma melhora na nota geral. De 38 indicadores, em 24 houve melhora – comenta a diretora de comunicação da Floripa Airport, Laura Munardi.

A concessionária assumiu o Hercílio Luz em janeiro e anuncia investimentos de R$ 5 milhões no atual terminal, que vai ser utilizado até a construção do novo aeroporto, previsto para ser inaugurado em outubro de 2019.

– Continuaremos a trabalhar duro para melhorar a experiência de nossos passageiros. A partir de julho teremos novidades. Temos um terminal com capacidade para atender 2 milhões de passageiros e temos expectativa de operar com o dobro da capacidade, 4 milhões, em 2018 – explica Laura.

Continua depois da publicidade

A meta estipulada pelo ministério é a nota 4. Na pesquisa anterior, o Aeroporto de Florianópolis conseguiu apenas nove notas acima desta meta, de acordo com a avaliação dos viajantes. O terminal passou a fazer parte da pesquisa em novembro de 2017.

O quesito cordialidade dos funcionários da imigração teve a melhor avaliação dos usuários, com nota 4.67, seguido da qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem, com 4.66. Laura destaca ainda a nota do wi-fi, que saltou de 1.46 para 3.58, enquanto a média dos demais 19 aeroportos é de 3.27.

As piores notas foram em relação ao custo-benefício dos produtos alimentícios, 2.65; e o custo-benefício do estacionamento, 3.08.

Os aeroportos com melhor avaliação foram o Afonso Pena, em Curitiba, e Viracopos, em Campinas, ambos com 4,63 na avaliação geral. O custo-benefício das lanchonetes nos aeroportos é o item com pior avaliação dos passageiros no Brasil, seguido do preço do estacionamento.

Continua depois da publicidade

Os passageiros são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%. Os passageiros são ouvidos sobre 38 indicadores que atestam a qualidade (infraestrutura, atendimento, serviços e gestão) dos 20 terminais que movimentam 87% de quem viaja de avião no Brasil. Os resultados completos podem ser encontrados no portal do ministério dos Transportes, Portos e Aviação (www.transportes.gov.br) ou no Twitter do órgão (twitter.com/mintransportes) e da Secretaria de Aviação (twitter.com/AviacaoGovBr).