Em menos de 10 dias começam as principais festas do calendário de outubro em Santa Catarina. Para acompanhar os preparativos e saber os detalhes em cada região, a reportagem percorreu mais de mil quilômetros em busca de boas histórias.A partir de hoje começa uma série no Jornal do Almoço e no DC sobre os festejos, e a primeira festa é a Tirolerfest, em Treze Tílias, no Meio-Oeste.

Continua depois da publicidade

>>> Fotos dos ensaios para a Tirolerfest

No município de mais de cinco mil habitantes, famílias inteiras se dedicam à tradição austríaca, passada de pai para filho. O empresário Valter integra um dos grupos mais tradicionais que dançam o “Schuhplattler”, como são conhecidos os passos folclóricos.

– É um orgulho estar perpetuando a história que aprendi com os meus pais. Eu estou conseguindo fazer isso que eu aprendi durante a minha infância, isso pra mim, não tem preço – diz Valter Felder, empresário, que não abre mão de participar dos ensaios.

Continua depois da publicidade

Assim como ele, as filhas Nadine, 15, e Nicole, 10, aprenderam desde cedo a preservar a cultura dos avós. Pelo menos uma vez na semana, elas vestem os trajes típicos e se divertem com os amigos e demais integrantes do grupo.

Este ano, a festa está de casa nova. Saiu das ruas para ir ao parque de exposições da cidade. A estrutura ainda não começou a ser preparada, mas até o fim da semana tudo deve estar praticamente pronto. Um dos charmes da Tirolerfest é que todo o chopp consumido no evento é produzido na própria cidade. A expectativa é vender cerca de 10 mil litros da bebida.

– Nós vamos servir dois tipos de chopp: o pilsen, que a maioria das pessoas já conhece o gosto e o escuro, um pouco mais suave, diz o mestre cervejeiro Rodrigo Zanine.

Continua depois da publicidade

Serviço

O que: Tirolerfest 2012

Quando: 11 à 14 de outubro, com atividades durante todo o dia.

Onde: Parque de exposições Padre Johann Otto Kung

Ingresso: de graça

Programação completa: www.tirolerfest.com.br

Pratos típicos

Sopa Knödel: leva ingredientes como salsinha, cebolinha, mortadela, leite, ovos e pães. O formato lembra o de uma almôndega.

Salsichão com chucrute: prato tipicamente alemão leva repolho, salsicha e mostarda. É o mais conhecido e o mais pedido nas festas.

Bife à milanesa com batata frita: é o Schnitzel mit Pommes Frites, uma opção pra quem não come carne suína.

Continua depois da publicidade

Strudel: é um dos mais tradicionais doces da Alemanha. Quase sempre é servido como sobremesa; na maioria das vezes os recheios são de maçã.