Um Carnaval sem carência de sangue para os que eventualmente necessitem é o desejo do Hemosc para estas festas. E a equipe está trabalhando focada em alcançar este objetivo: a campanha de verão com Rodrigo Hilbert, que veicula a mensagem “Você não precisa ser famoso para ser admirado: Doe sangue“, está sendo divulgada em televisão e busdoors desde o final do mês passado.

Continua depois da publicidade

A preocupação neste período decorre do maior índice de acidentes nas estradas do Estado, que geram uma demanda excepcional de sangue, especialmente para cirurgias. “Será muito bom se as pessoas forem se programando para doar na próxima semana, gerando um equilíbrio nos estoques de todos os tipos sanguíneos”, comentou a Assistente Social do Hemosc de Florianópolis, Alessandra Beltrame.

Além da chamada doação de “sangue total”, mais conhecida, outro tipo de doação pode ajudar a salvar muitas vidas: a doação de plaquetas por aférese. Trata-se de um procedimento em que o doador fica 1h30 ligado a uma máquina que retira o seu sangue, separa as plaquetas, e devolve os demais componentes ao corpo. Os pré-requisitos são os mesmos da doação comum, com exceção do peso mínimo que é 60 kg e a necessidade de uma veia com boa calibragem, ou seja, “grossa”.

No feriado prolongado o Hemosc de Florianópolis ficará fechado apenas nos dias 16 e 17, segunda e terça-feira, retornando às 13h da quarta-feira de cinzas. Tire suas dúvidas e conheça os pré-requisitos para ser doador na seção de Perguntas Frequentes do site do Hemosc.

Continua depois da publicidade

Campanhada está sendo veiculada na TV e Busdoors. Foto: Divulgação / Hemosc.