O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) estará de portas abertas para doação de sangue neste sábado (4). O objetivo é prestar apoio ao Rio Grande do Sul e reforçar estoques, diante das fortes chuvas tanto no estado vizinho quanto em Santa Catarina. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (3).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

— O sangue doado será todo preparado pelo Hemosc e encaminhado [ao Rio Grande do Sul] — afirmou a secretária de Saúde do Estado, Carmen Zanotto.

O Hemosc também enviou plaquetas e hemocomponentes que serão transfundidos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul. Os envios de bolsas de hemocomponentes serão realizados conforme a necessidade do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (HEMORGS).

O momento climático, conforme a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, também leva a uma queda de doações, o que reduz o estoque para o Estado. Ela pede que a população agende horários e doe neste sábado.

Continua depois da publicidade

Como doar

É necessário fazer um agendamento prévio para doação, que pode ser feito pelo site. Clique aqui. Confira os horários de atendimento e quais hemocentros estarão abertos:

  • Florianópolis: Av. Othon Gama D’Eça, 756, Centro – 8h15 às 13h
  • Blumenau: Rua Theodoro Holtrup, 40, Vila Nova – 8h às 12h
  • Chapecó: Rua São Leopoldo, 391, D Bairro Esplanada – 7h às 13h
  • Criciúma: Av. Centenário, 1.700, Bairro Sta. Bárbara – 7h30min às 12h
  • Jaraguá do Sul: Unidade de Coleta na Rua Dr. Waldomiro Mazurechen, 80 – 7h às 12h
  • Joaçaba: Av. XV de Novembro, 23, Centro – 7h30min às 12h
  • Joinville: Av. Getúlio Vargas, 198, Anita Garibaldi – 7h às 15h
  • Lages: Rua Felipe Schmidt, 33, Centro – 8h às 12h

Chuvas no Rio Grande do Sul

Em decorrência das fortes chuvas, o Rio Grande do Sul tem quatro barragens em situação de emergência, com risco de rompimento iminente. A situação foi atualizada no início da tarde desta sexta-feira (3) pelo governo estadual. As informações sao do g1.

O estado decretou da situação de emergência. O documento exige que providências sejam tomadas para preservar vidas.

Continua depois da publicidade

Ao todo, 39 pessoas morreram em razão dos temporais no estado vizinho. Outras 68 pessoas estão desaparecidas. Na tarde desta sexta (3), o governador Eduardo Leite disse que o nível do Rio Taquari, um dos mais afetados, está baixando.

— É o pior desastre já registrado na história do Rio Grande do Sul. Talvez um dos maiores desastres que o país tenha registrado na história recente — afirmou, em coletiva de imprensa.

Em Porto Alegre, no Guaíba, o nível da água passou dos 4,5 metros e avançou sobre ruas e avenidas, provocando alagamentos em trechos da Orla, na Zona Sul, bem como das avenidas Mauá e Conceição, no acesso a Capital. Uma comporta de segurança se rompeu no início da tarde desta sexta, causando alagamentos na Zona Norte da cidade.

Veja fotos das chuvas no Rio Grande do Sul

Continua depois da publicidade

Leia também

Saiba como catarinenses podem ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

RS tem quatro barragens com risco de rompimento pelas chuvas