O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) registrou um aumento no número de pessoas que buscaram as unidades para doar sangue na última semana. A onda de solidariedade com o Rio Grande do Sul resultou em 848 bolsas de hemocomponentes enviadas ao estado gaúcho, o que engloba bolsas de sangue, plaquetas, hemácias e outros componentes.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Entre os dias 2 e 9 de maio, o Hemosc recebeu 4.728 candidatos, dos quais 3.906 efetivaram a doação, número que representa um aumento de 26% em comparação com o período anterior. Além das bolsas de hemocomponentes, foram enviados hemoderivados, utilizados para pacientes hemofílicos.

As bolsas irão auxiliar nos atendimentos das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, que já deixaram 147 mortos, além de 127 desaparecidos e 806 feridos.

— Quero agradecer a todos os doadores que saíram das suas casas e foram para aos nossos hemocentros realizar a coleta de sangue e praticar esse gesto de amor e solidariedade com nossos irmãos do Rio Grande do Sul — afirmou a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. 

Continua depois da publicidade

Os números também foram comemorados por Alvin Laemmel, presidente da Fahece, organização social que faz a gestão do Hemosc, junto à Secretaria da Saúde.

Saiba como catarinenses podem doar mantimentos e produtos ao RS

— Todos estamos unidos para auxiliar o Rio Grande do Sul em um momento de dificuldades. Agradecemos a todos os doadores e aos nossos colaboradores que estão trabalhando de forma incansável para dar vazão ao processamento e envio do sangue — afirmou Alvin.

A diretora do Hemosc, Patricia Carsten, também agradeceu aos doadores e destacou que o Hemosc segue à disposição para receber doações, e enviando hemocomponentes ao estado gaúcho conforme a necessidade.

— Todos queremos ajudar os gaúchos e uma forma simples e que salva vidas é a doação de sangue, todos os que quiserem fazer isto serão bem-vindos e é só agendar no nosso site.  Estamos neste momento precisando reforçar os estoques de sangue O positivo e negativo. Por isso, peço para que as pessoas deste tipo sanguíneo colaborem conosco — destacou Patricia.

Continua depois da publicidade

Hemosc segue recebendo doações

Bolsa de hemocomponentes é o nome técnico usado para se referir a bolsas de sangue e também de plaquetas, plasmas, hemácias e outros concentrados a partir da bolsa de sangue total, que contém todos os componentes sanguíneos.

Durante o último final de semana, o Hemosc realizou alguns testes para o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs). A Fahece destaca que a população pode seguir realizando novas doações, e que o agendamento continua aberto.

Leia também

Tremor de terra assusta moradores de pelo menos quatro bairros de cidade do RS

Rua em Gramado desmorona e moradores são retirados de casa após fortes chuvas