Com a chegada do inverno, o número de doações de sangue diminui e o estoque do Hemosc de Joinville fica comprometido. No momento, a unidade está precisando de doações dos grupos sanguíneos O e B negativos. Eles ainda não estão em falta, mas a reserva é pequena.

Continua depois da publicidade

– A quantidade de doações costuma cair no inverno por causa dos resfriados e outras doenças respiratórias. Por isso, nós precisamos da ajuda de novos doadores – disse a coordenadora do setor de captação de doadores do Hemosc de Joinville, Marlene Andrade Tilte.

Doar sangue é tarefa fácil e não dói nada. O processo dura cerca de 45 minutos, contando com o cadastro e as duas triagens necessárias. No entanto, o doador precisa atender a alguns requisitos, como ter idade entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde, pesar acima de 50 quilos e apresentar documento com foto.

Homens podem doar sangue a cada dois meses e no máximo quatro vezes por ano. Para as mulheres, o intervalo é a cada três meses e três vezes por ano.

Além da satisfação pessoal, o doador recebe um atestado que abona o trabalho no dia da doação. Segundo o Hemosc, se cada pessoa saudável doasse sangue duas vezes ao ano, haveria estoque suficiente.

Continua depois da publicidade

O QUE ESTÁ EM FALTA: Sangue dos tipos B e O negativos.

ONDE DOAR: Hemosc de Joinville _ avenida Getúlio Vargas, anexo ao Hospital Municipal São José.

MAIS INFORMAÇÕES: (47) 3433-1378.

Requisitos para doar:

A pessoa não pode ter tido hepatite após os 11 anos de idade, lepra, hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto, doença autoimune, doença de Chagas, aids, problemas cardíacos, diabetes e câncer.

Também não podem doar:

Quem fez ou faz uso de drogas ilícitas nos últimos 12 meses.

Mantém relações sexuais de risco.

Gestantes ou mulheres que amamentam bebês com menos de 12 meses.