Hoje é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. E nesta segunda-feira (14) a data traz mais uma vez o alerta pra essa importante ação que transforma histórias e, sim, salva vidas. 

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Atualmente, a principal necessidade dos bancos de sangue do Hemosc – Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, são as tipagens: A positivo; A negativo; O positivo e O negativo. Desde o início da pandemia esses tipos de sangue estão em falta na região. A informação é da responsável pela captação de doadores do Hemosc Joinville, Tainara Farias em entrevista à CBN Joinville na manhã desta segunda-feira (14). Ela ainda citou a importância do ato de doar, já que não há medicamento ou tratamento que consiga substituir o sangue e a única forma de se conseguir é por meio da doação.

– Não há outra maneira de conseguir sangue se não pelos doadores. Pessoas que se dedicam com todo o carinho – disse.

Tainara também disse que as baixas temperaturas fazem as buscas pela doação diminuírem e lembrou que mesmo quem já teve dengue ou covid-19, passado o período de 30 dias da cura e está se sentindo bem, pode fazer a doação de sangue sem medo. Segundo ela, nestes casos não é necessário apresentar nenhum atestado médico que comprove a cura, apenas é importante ter certeza da contagem de 30 dias a partir do momento que a pessoa já se sente bem.

Continua depois da publicidade

– Desde o início da pandemia enfrentamos dificuldades. Há pessoas receosas de ir até o Hemocentro e há também aqueles que acham que se teve Covid-19 não pode doar, mas podem sim. Trinta dias após a cura – destaca.

A profissional também disse que por conta da pandemia, vários protocolos de segurança estão sendo adotados para que a doação seja feita de forma totalmente segura e sem riscos, tanto pra quem doa, quanto pra quem trabalha. A principal medida é o agendamento de horários pra doação, desta forma não há demanda espontânea e o movimento dentro dos ambientes do Hemosc é totalmente controlado, respeitando os distanciamentos e os demais cuidados em relação a pandemia.

Se você se interessou e quer fazer sua doação, é preciso agendar pelos telefones: (47) 3481-7414 ou 3481-7424. Se preferir, também é possível agendar pelo site do Hemosc.

Ouça a entrevista completa:

Continua depois da publicidade