Circula nas redes sociais, principalmente no WhatsApp, uma solicitação de ajuda para uma menina que estaria necessitando de sangue tipo AB – (negativo) em Blumenau. No entanto, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) esclareceu nesta segunda-feira à tarde o boato. De acordo com a responsável pela captação de doadores, Thayse Molinari, o pedido não foi confirmado. O centro coleta sangue abaixo da meta nos últimos dias, portanto reforça as campanhas para aumentar os estoques.
Continua depois da publicidade
Thayse explica que a mensagem que está circulando seria referente a uma menina da região Nordeste do país que estaria precisando de sangue tipo AB negativo. De acordo com ela, o Hemosc recebe várias ligações solicitando esclarecimento sobre a informação.
– Em outubro tivemos a repercussão desse caso, que retornou nos últimos dias. No entanto, estamos orientando as pessoas a virem da mesma forma, pois essa época do ano os estoques baixam – explica a responsável.
A meta do centro é captar cerca de 70 bolsas de sangue diariamente. Nos últimos dias o número não tem passado de 50. Ela explica que o tipo O negativo é um dos mais necessários ter em estoque, pelo fato de ser considerado doador universal. Assim, em casos de emergências, como acidentes, é o sangue usado nas transfusões. Além disso, ela explica que a incidência de sangue de fator RH negativo é menor na população em comparação com o positivo.
Doe sangue
Continua depois da publicidade
O Hemosc em Blumenau fica na Rua Theodoro Holtrup, 40, no bairro Vila Nova. Não atenderá nos dias 24, 25, 31 e 1º de janeiro. Nos demais dias, o atendimento é feito das 7h15min às 18h30min de segunda a sexta-feira. Aos sábados, das 8h15min às 11h. O tempo de doação é de cerca de 50 minutos. O telefone é (47) 3222-9800. O centro atende 34 hospitais e clínicas da região.
Confira abaixo o que é preciso para doar:
– Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.
– Doadores com 16 e 17 anos são aceitos mediante a presença e autorização formal do responsável legal.
– O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo.
– Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas).
– Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista etc.
Continua depois da publicidade
– Ter repousado bem na noite anterior à doação.
– Fazer refeições leves e não gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação.
– Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.