Doadores de sangue voluntários que tiveram Covid-19 serão avaliados por novos critérios no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) antes da doação.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo as novas regras, quem testou positivo para a doença pode fazer a doação de sangue 10 dias após a recuperação completa. Antes desta mudança, os doadores precisavam esperar 30 dias. De acordo com o Hemosc, a medida foi estabelecida pelo Ministério da Saúde e divulgada em nota técnica para todos os hemocentros do Brasil.
O coordenador de Captação de Doadores do Hemosc, Silvio Antônio Battistella, lembra que os candidatos à doação de sangue que tiveram contato a um caso confirmado de Covid-19 deverão ser considerados inaptos nos sete dias após o último contato com essas pessoas. Caso a pessoa não apresente sintomas, ela poderá fazer a doação.
O coordenador também ressalta que com aumento do número de infectados no país, a revisão das orientações previstas na Nota Técnica e a redução do tempo para doação vão auxiliar os hemocentros, especialmente diante das dificuldades em se conseguir doadores saudáveis.
Continua depois da publicidade
Agendamento para doação
As pessoas interessadas em fazer a doação de sangue devem agendar a ida a uma das nove unidades do Hemosc por telefone ou pelo site.
Para doar sangue a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Os jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável legal no momento da doação.
É recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação, mas não é necessário fazer jejum.
Leia também
SC teve casos de Covid em todas as 295 cidades em janeiro
Caminhoneiros de SC estão parados entre o Chile e a Argentina por falta de testes de Covid
Homem é baleado por criminoso mascarado em ponto de ônibus em Blumenau