Poucas marcas podem se gabar de ter adquirido um status verdadeiramente global. E nenhuma delas é tão rosa e fofa como Hello Kitty, a gatinha sem boca que se tornou um dos maiores símbolos da influência cultural japonesa sobre o resto do mundo, inclusive no Brasil. Segundo o site G1, a hoje internacionalmente famosa personagem foi criada em 1974 pela designer Yuko Shimizu, que trabalhava para a companhia Sanrio.

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A pedido do presidente da empresa, Shintaro Tsuji, os funcionários da empresa trabalharam em marcas que lembrassem animais. Desde a versão inicial, a gatinha não possui boca e seu rosto não expressa emoções, para que os consumidores possam “projetar nela seus próprios sentimentos”, de acordo com os atuais designers da marca. Na época, Tsuji teria saudado o desenho com um nada amigável “não está tão ruim”. Alguns anos depois, ela se tornou o símbolo máximo do estilo “kawaii” (fofo, numa tradução livre do japonês).

O começo foi modesto: o primeiro produto a exibir a felina foi um porta-moedas. Passadas três décadas, o faturamento da Sanrio com a marca ultrapassa US$ 1 bilhão por ano. No Brasil, embora existam produtos licenciados da Hello Kitty há quase 20 anos, foi aberta uma subsidiária da Sanrio apenas em 2000. Um ano depois, apareceu a primeira loja oficial da personagem. Hoje, já existem 26 delas, espalhadas por todo o país.

– A Hello Kitty se tornou um ícone do Japão no país – disse a presidente da Sanrio do Brasil, Helvia Shanrei: – E se engana quem pensa que ela é apenas para garotinhas: vendemos para todos os sexos e idade.

Diversidade

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A gama de produtos que levam a marca Hello Kitty ultrapassa a casa dos 22 mil em todo o mundo. A variedade é gigantesca: de bonecas a eletrodomésticos, de carros a aviões, é quase impossível imaginar algo que não leve a marca da gatinha. Os únicos tabus impostos pela empresa são objetos cortantes, drogas, armas, cigarros e bebidas alcoólicas. Mas fãs da personagem já quebraram todas essas regras por conta própria.

A marca aparece na linha de computadores Swarovski-NEC. Com a tampa pontilhada por 299 cristais desenhando o logotipo da Hello Kitty, o notebook LaVie possui monitor de 15 polegadas. O preço é de aproximadamente US$ 1,7 mil. Outros componentes de informática que levam o selo Hello Kity incluem pen-drives e mouses sem fio. Na parte de eletrodomésticos, a Sanrio lançou uma torradeira – “com sete níveis de calor e um tostador de waffles que fazem guloseimas com a estampa da gatinha em suas fatias”, segundo a Sanrio.

A linha de produtos para a casa vai muito além. Entre as centenas de itens disponíveis, estão bebedouros, máquinas para venda de chicletes e as populares chapinhas para cabelo. Um massageador de costas lançado no Japão logo passou a ser usado para outras finalidades devido a seu formato, digamos, anatômico. O “vibrador” virou febre e passou a ser vendido nas sex-shops do país, até ser retirado de circulação pela Sanrio, que não aprovou o novo uso da maquininha.