O gaúcho Hélio Freitas participará da prova de 15 quilômetros de esqui cross country, no estilo clássico, nesta sexta, em Pragelato Plan. Ele que é ex-triatleta e maratonista, assistiu à participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Salt Lake, e se interessou pela modalidade. Ao término dos Jogos, Hélio entrou em contato com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) para saber como poderia começar a treinar e disputar competições de cross country, já que a base atlética ele já possuía.

Continua depois da publicidade

– Mas o meu objetivo ainda não está concretizado. Pode ser até que eu mude de idéia, mas ainda quero fazer uma boa prova e baixar a diferença para os primeiros colocados. Aí sim vou falar que realizei o sonho olímpico – afirmou Hélio, que garante estar recuperado de um pequeno incômodo na coxa esquerda.

– Quando cheguei aqui estava sentindo também muito cansaço, devido à altitude. Mas agora estou me sentindo pronto para a prova – declarou.

A prova de Hélio é disputada no sistema de largadas individuais. Os competidores largam a cada 30 segundos. Quem fizer o menor tempo, vence.

– Gostei do percurso, que exige mais da capacidade aeróbica do que da técnica. Espero me sair bem – disse.

Continua depois da publicidade

A única participação masculina brasileira no esqui cross country olímpico foi na última edição dos Jogos de Inverno, em Salt Lake-02. Alexander Penna chegou na 58ª colocação, entre 64 competidores, na prova de 50 quilômetros. Em Turim, Jaqueline Mourão chegou na 67ª colocação nos 10 quilômetros, nesta quinta.