O treinador de futebol Hélio dos Anjos foi condenado pela Justiça a pagar indenização ao ex-jogador Edmílson Paulista por chamá-lo de homossexual, em uma entrevista coletiva em 1992, quando ambos trabalhavam no Joinville Esporte Clube. Durante a entrevista, o técnico teria dito que o meio-campista tinha um envolvimento homossexual com um comentarista de rádio, que havia criticado o time. O nome do radialista não foi citado.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre o Joinville Esporte Clube no AN.com.br

De acordo com reportagem publicada pelo jornal A Notícia naquele ano, o técnico teria dito que o comentarista deveria ter uma paixão desenfreada pelo atleta porque criticava em demasia os jogadores que atuavam na posição de Edmilson Paulista. Hélio dos Anjos também teria afirmado que o homossexualismo seria o grande problema do futebol brasileiro no futuro. Diante das afirmações do treinador, o jogador entrou com ação na 7ª Vara Cível de Joinville pedindo indenização por danos materiais e morais.

Após ser condenado a pagar R$ 2 mil por danos morais, em 2013, o técnico recorreu da decisão na 1ª Câmara de Direito Civil, que manteve a sentença, por unanimidade. A única alteração em relação à decisão inicial foi uma adequação no valor dos juros moratórios. A decisão é assinada pelo desembargador substituto Gerson Cherem II.

Continua depois da publicidade

No documento, o magistrado destaca um trecho do texto do juiz Ezequiel Rodrigo Garcia, responsável pela sentença em primeiro grau, em que explica o porquê as palavras de Hélio dos Anjos foram consideradas em tom de ofensa ao jogador.

– Não que o homossexualismo seja uma falha de caráter ou algo de que as pessoas devam se envergonhar, capaz de denegrir a imagem ou a consideração social do indivíduo. Longe disso. Mas não se pode negar que na sociedade machista, preconceituosa e discriminatória em que se vive (e na data dos fatos, em novembro de 1992, isso era bem pior), especialmente no meio futebolístico, a pecha de homossexual tem inegável caráter ofensivo.

Durante a terça-feira, a reportagem ligou para dois advogados de defesa de Hélio dos Anjos que aparecem no processo, mas não conseguiu contato até o final da tarde. O treinador ainda pode ingressar com recurso da decisão. Em junho, ele assinou com o Al-Faisaly, da Arábia Saudita, para disputar a primeira divisão do campeonato nacional, prevista para começar em agosto.

Continua depois da publicidade