O Grupo de Resposta Área de Urgência (Grau-Arcanjo) possui mais um recurso para atender acidentes a partir desta quarta-feira (20) em Santa Catarina. Os helicópteros passam a carregar bolsas de sangue para fazer transfusões durante os atendimentos de extrema urgência.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A iniciativa é inédita no Brasil, de acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), e quer garantir maiores chances de sobrevida aos socorridos.

As primeiras bolsas de sangue já foram entregues e estão armazenadas na sede do Batalhão de Operações Aéreas (BOA). Segundo o Hemosc, elas são colocadas em caixas térmicas para o transporte, quando a unidade for acionada para uma ocorrência.

Todo o processo contará com um médico responsável e todos os atos serão devidamente registrados e controlados. Se necessário, o sangue poderá ser transfundido no atendimento pré-hospitalar.

Continua depois da publicidade

Para a realização do projeto, o Hemosc buscou orientação do médico referência na área, Mark Yazer, da Universidade de Pittsburgh nos Estados Unidos, além de pesquisas e reuniões entre as equipes especializadas.

Leia também 

VÍDEOS: Mãe relata condições insalubres para leitos de UTI em hospital de Florianópolis

SC tem todas as regiões com mais de 90% dos leitos ocupados

Com crise na saúde, governo de SC anuncia novos leitos pediátricos e mais médicos