Um helicóptero caiu na cidade de Contagem, em Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (11) e as duas pessoas que estavam na aeronave foram socorridas com ferimentos, mas conscientes. As informações são do portal g1. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com o Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência, o piloto, um homem de 59 anos, sofreu trauma torácico e foi encaminhado ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. O outro passageiro, ainda não identificado, foi resgatado pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e não teve o quadro de saúde divulgado. 

Aeronave caiu na manhã desta segunda-feira
Aeronave caiu na manhã desta segunda-feira – (Foto: Carlos Eduardo Alvim/TV Globo)
Aeronave caiu na manhã desta segunda-feira
Aeronave caiu na manhã desta segunda-feira – (Foto: Carlos Eduardo Alvim/TV Globo)
Motorista do caminhão estava fora do veículo que foi atingido pela aeronave
Motorista do caminhão estava fora do veículo que foi atingido pela aeronave – (Foto: Carlos Eduardo Alvim/TV Globo)

Ainda segundo a corporação, o acidente ocorreu por volta das 9h10 e havia chance de que o helicóptero explodisse, mas não aconteceu. Após o acidente, o local foi isolado pelos militares que fizeram a retirada da bateria da aeronave para minimizar os riscos. 

Ao g1 o tenente Rodrigo Munaiee informou que a queda ocorreu no momento da decolagem e que “a aeronave, aparentemente, perdeu potência, e ela acabou colidindo com o caminhão-baú. Depois colidindo ao solo. O piloto parece que reduziu um pouco a potência, então não teve muita energia na queda. Não teve ignição, não teve nenhuma combustão, e os ocupantes foram retirados sem maiores intercorrências”. 

Continua depois da publicidade

Informações preliminares

O caminhão havia acabado de ser estacionado pelo motorista Ronaldo Gerônimo quando foi atingido pela aeronave. O homem já estava do lado de fora no momento do acidente e não se feriu. O veículo estava carregado com chocolates e ficou danificado pelo impacto. 

Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero, um Guimbal Cabri G2, pertence à Efai, uma escola de pilotagem, e foi fabricado em 2015.

A aeronave comporta até 700 kg e pode levar apenas um passageiro. Ela possui um Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até janeiro de 2023 e situação normal de aeronavegabilidade.

Leia mais: 

Floripa tem promoção em estreia de voo regular para o Chile

Safra 2022 prevê 6 mil toneladas de pinhão em Santa Catarina

Colisão entre carro e caminhão deixa um morto no Norte de SC