O HCor vai enviar 30 profissionais de saúde para 15 estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país para capacitar enfermeiros e fisioterapeutas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais públicos de referência para o tratamento da Covid-19. A ação é uma parceria entre o hospital, Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias da Saúde (Conass), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Continua depois da publicidade

O hospital vai ser responsável pela contratação e treinamento de profissionais de saúde para o uso de novos modelos de ventiladores de respiração mecânica e suporte em ventilação mecânica. As equipes do HCor vão permanecer por, no mínimo, 15 dias em cada cidade. A continuidade das capacitações será feita por profissionais locais contratados.

Bernardete Weber, superintendente de Responsabilidade Social do HCor, explica que o treinamento é de fundamental importância porque muitos profissionais de saúde desconhecem o funcionamento dos novos modelos de ventiladores.

— Trata-se de uma nova e desafiadora realidade para qual devemos dar respostas rápidas e de acordo com a necessidade de cada instituição — aponta.

Os profissionais terão o apoio da Tele-UTI, onde poderão discutir os casos com médicos intensivistas para o atendimento de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SARS).

Continua depois da publicidade

​​Acesse o canal Juntos Por Santa ​Catarina e veja iniciativas inspiradoras de quem vem enfrentando a crise da Covid-19.​​​​​​​​​​​​​​​​​​