Lançado no segundo semestre do ano passado, o HB20 assumiu a liderança do ranking de vendas entre os novos modelos, ficando atrás apenas dos consagrados, e há muito tempo na estrada, Gol, Uno e Palio. Em julho de 2012, antes mesmo de ser dado o start para o início da produção na fábrica de Piracicaba (SP), o Hyundai Brasil não escondia sua principal meta, nas palavras do então presidente da marca no país, Han Chang Kyun:

Continua depois da publicidade

– Chegamos para uma guerra e não vamos escolher inimigos. Temos qualidade para sermos líderes em breve.

Estar no topo da lista de preferidos dos consumidores, destronando o hatch da Volkswagen, no entanto, esbarra em uma conta matemática. A planta do interior paulista tem capacidade inicial de 150 mil veículos por ano. Enquanto isso, o Gol foi o campeão em 2012 batendo nos 300 mil veículos vendidos em todo o período. Tendo o limite na produção, os dirigentes da fabricante sul-coreana consideram como meta cumprida o HB20 estar na primeira posição entre os novos modelos.

Ainda na ponta do lápis e no terreno da comparação, o carro da Hyundai teve em abril 12,11 mil unidades emplacadas, ante 21,58 mil do concorrente da VW (lançado em 1980), 17,46 mil do Uno (no mercado brasileiro desde 1984) e 16,65 mil do Palio (a partir de 1996), ambos da Fiat.

Em três configurações – hatch, X (versão cross) e S (sedã) -, o HB20 é equipado com motores bicombustíveis 1.0, de 80 cavalos de potência, e 1.6, de 128 cavalos abastecido 100% de etanol. O conjunto mecânico se completa com transmissão manual de cinco velocidades ou automática de quatro marchas.

Continua depois da publicidade

A exemplo de toda a gama das irmãs Hyundai e Kia Motors, o projeto do HB20 tem como base o design, um dos principais itens na preferência do público na decisão da compra do automóvel.

Para o sul-coreano Casey Hyun, chefe de design, a intenção foi dar uma brasilidade ao HB20, unindo os dois formatos das grades dianteiras: asa de águia (de luxo, do Azera) e colmeia (de modelos de entrada, do i10):

– Foram três anos desenvolvendo o projeto. Quisemos dar cara brasileira ao carro, com suingue. E conseguimos.

O sucesso nas vendas também atesta que a fabricante conseguiu vincular o Hyundai Brasil 20 ao país.

Preços

1.0 Comfort mecânico: R$ 33,29 mil

1.0 Comfort Style mecânico: R$ 39,39 mil

1.6 Comfort mecânico: R$ 38,29 mil

1.6 Comfort Plus mecânico: R$ 40,29 mil

1.6 Comfort Style automático: R$ 47,59 mil

1.6 Premium mecânico: R$ 46,89 mil

1.6 Premium automático: R$ 50,09 mil

S 1.0 Comfort Plus mecânico: R$ 38,99 mil

S 1.6 Comfort Style automático: R$ 50,29 mil

S 1.6 Premium automático: R$ 52,79 mil

X 1.6 Style mecânico: R$ 48,75 mil

X 1.6 Premium automático: R$ 54,45 mil

Fonte Hyundai Brasil