O havaiano Andy Irons brilhou diante da torcida neste sábado, dia 20, na decisão do título mundial do World Championship Tour (WCT), que reúne a elite do surfe, na última etapa do circuito, o Xbox Gerry Lopez Pipeline Masters, no Havaí.
Continua depois da publicidade
Irons comemorou a conquista de três bicampeonatos: repetiu o título WCT, ganhou seu segundo troféu de Pipe Masters e faturou a Tríplice Coroa Havaiana também consecutivamente.
O norte-americano hexacampeão mundial, Kelly Slater, terminou com o vice-campeonato do WCT, seguido pelos australianos Taj Burrow e Mick Fanning. Os brasileiros mais bem colocados foram Guilherme Herdy em 21º e Victor Ribas, 22º.
Na última etapa em Pipeline, o pódio teve – além de Irons no lugar mais alto -os australianos Joel Parkinson (segundo) e Phillip MacDonald (terceiro) e o Slater em quarto.
Os seis brasileiros que competiram na sexta – Victor Ribas (RJ), Fábio Gouveia (PB), Guilherme Herdy (RJ), Peterson Rosa (PR), Paulo Moura (PE) e Neco Padaratz (SC) – não conseguiram a classificação às quartas-de-final e ficaram empatados em 17º lugar.
Continua depois da publicidade
Com o encerramento da temporada, o Brasil manteve na elite mundial os oito surfistas que já estavam classificados após a final do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso ao WCT, em Haleiwa, com os pioneiros no circuito mundial, Flávio Padaratz (SC) e Fábio Gouveia (PB), além de Danilo Costa (RN), se despedindo do grupo dos melhores surfistas do mundo.
No ano que vem, estarão representando o surfe brasileiro no WCT Guilherme Herdy, Peterson Rosa, Paulo Moura, Victor Ribas, Neco Padaratz, Armando Daltro (BA) e as novidades Raoni Monteiro (RJ) e Marcelo Nunes (RN), que reconquistou o seu lugar na elite mundial. O carioca Eric Rebiere também se classificou, mas há muitos anos ele mora na França e compete por este país no circuito mundial.
Os grandes amigos Raoni Monteiro e Eric Rebiere são duas das três únicas novidades no novo grupo que vai disputar o título mundial no WCT em 2004. O outro estreante é o havaiano Bruce Irons, irmão mais jovem do bicampeão Andy Irons.
Isso porque na lista dos 15 surfistas indicados pelo WQS, três estão voltando ao WCT – Shane Beschen (EUA), Greg Emslie (AFR) e Marcelo Nunes (RN) – e outros nove já faziam parte dos Top-44 da Associação de Surfistas Profissionais neste ano: os brasileiros Neco Padaratz e Armando Daltro, o norte-americano Tim Curran e os australianos Tom Whitaker, Nathan Webster, Chris Davidson, Darren O-Rafferty, Lee Winkler e Toby Martin.
Continua depois da publicidade
Confira abaixo as classificação final.