A rede de lojas de departamentos Havan vai finalizar 2020 com 153 megalojas espalhadas por 17 estados brasileiros e uma presença pujante no meio digital. O avanço da varejista é reflexo da diversificação dos meios de atendimento, com foco também nos canais digitais, que ganharam protagonismo em 2020. Entre os resultados, estão as vendas do mês novembro, período da Black Friday, quando foi registrado um crescimento de mais de 1.200% somente nos canais on-line.

Continua depois da publicidade

Em 2020, a Havan atuou estrategicamente em duas frentes: a tradicional abertura de lojas pelo país, gerando emprego e renda para milhares de pessoas e, também, com o fortalecimento das estratégias dos canais digitais, com investimentos em melhorias e apresentação de novos serviços e facilidades para os clientes.

Entre os destaques está o “Retira Fácil” (pick-up in store), serviço que oportuniza ao cliente fazer a compra no site e retirada em qualquer loja Havan. A rede também implementou o Compra Fácil (shipping from store), em que os estoques das lojas são transformados em centros de distribuição, dando mais agilidade no recebimento dos pedidos on-line.

A criação do “Zap Havan” foi outra novidade dos canais de atendimento da varejista. Com o serviço, o cliente pode falar com a “Liberdade”, a inteligência artificial da Havan, tendo a opção de escolher entre 10 tipos de serviços diferentes. Entre eles, as compras pelo WhatsApp, que estão disponíveis em todas as megalojas da rede.

Em 2021, visando oportunizar um ambiente onde a inovação tecnológica seja o fio condutor, foi inaugurada a nova sede do Havan Labs. Com área de 1,5 mil metros quadrados, o local deve abrigar 400 profissionais de tecnologia. O Havan Labs é responsável por desenvolver todas as soluções tecnológicas da empresa, possibilitando a conectividade e fluxo contínuo de informações entre colaboradores, clientes e fornecedores.

Continua depois da publicidade

Entre os projetos a serem desenvolvidos pelo Havan Labs e entregues para os clientes em 2021 está o Super App Havan, novas ferramentas de MarketPlace, expansão da tecnologia RFID (Identificação por radiofrequência), na qual a Havan já é referência na América Latina. Estão previstos ainda o aperfeiçoamento do processo Ship From Store, que é uma inovação do setor varejista que visa proporcionar uma experiência de compra diferenciada aos clientes. E também, melhorias dos processos logísticos, por meio das estratégias Omnichannel.

O dono da Havan, Luciano Hang, enfatiza que 2020 trouxe novas perspectivas para rede e diz que a Havan seguirá buscando ser a melhor em todos os segmentos que atua. “Vamos continuar plantando lojas pelo Brasil, pois sabemos que o público gosta de estar em nossas lojas. Mas também estamos levando para o meio digital o nosso jeito de fazer as coisas, com simplicidade, agilidade e atendimento feito com amor”.