A havaiana Keala Kennelly levou o título da categoria feminina do Billabong Pro Teahupoo, no Taiti, evento que pertence ao World Championship Tour (WCT), elite máxima do surfe mundial. Já a etapa decisiva da repescagem masculina acabou adiada, pois que o prazo de encerramento vai até o próximo domingo.
Continua depois da publicidade
Fora o pernambucano Paulo Moura – que venceu sua bateria na sexta e avançou à terceira rodada – outros seis representantes do Brasil no Taiti estão na repescagem.
Este foi o quarto título de Kennelly, que já foi campeã no Taiti em 1998, 2000 e 2002. Com a vitória, ela se isolou na liderança do ranking mundial, destronando um reinado de cinco anos da australiana Layne Beachley numa final havaiana contra Rochelle Ballard.
A catarinense Jacqueline Silva parou na terceira fase e aparece em nono lugar na nova classificação, mas tem a segunda metade da temporada para entrar na briga do título.
As próximas etapas serão em setembro na Europa – Portugal e França – e depois tem a decisão no Havaí, onde a brasileira se sagrou vice-campeã mundial com uma vitória em 2002.
Continua depois da publicidade