O primeiro grande desafio do circuito mundial de surfe profissional começa no dia 2 de fevereiro e 115 surfistas de 11 países já confirmaram inscrição antecipada na 19ª edição do Hang Loose Pro Contest. O campeonato de surfe mais tradicional do país será realizado pela quinta vez em Fernando de Noronha (PE) e além das grandes estrelas do Brasil, 46 estrangeiros vêm disputar os US$ 75 mil em prêmios e 1.500 pontos que valerão a liderança no ranking do World Qualifying Series (WQS) de 2004.

Continua depois da publicidade

As previsões indicam a entrada de grandes ondulações na semana do evento, de 2 a 8, prometendo mais um show de tubos na Cacimba do Padre, no Boldró ou no Abras, as três principais praias para a prática do surfe na ilha apontada por muitos como o Havaí brasileiro. O niteroiense Guilherme Herdy foi o campeão na estréia do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha e é o cabeça-de-chave número 1 neste ano. Porém, quem vai defender o título é o atual campeão mundial do WQS, o catarinense Neco Padaratz, que garantiu a vitória com um tubo nota 10 na grande final de 2003.

Além de Herdy e Neco, também já garantiram presença os outros dois vencedores do Hang Loose Pro Contest nas ondas mais potentes do Brasil, o cabo-friense Victor Ribas e o cearense Fábio Silva, que ganhou a única edição finalizada nos tubos do Abras. Um total de 69 brasileiros já está inscrito e o maior contingente estrangeiro é formado por 15 surfistas dos Estados Unidos, sem contar os seis representantes do Havaí.